Pedagogia de transformações, escola que luta pela libertação

Autores

  • Tatiele Dietrich

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.18

Palavras-chave:

Paulo Freire, Conscientização social, Educação, Teoria progressista da Educação

Resumo

O presente trabalho apresenta a Teoria Progressista, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões do seu desenvolvimento. Também veremos seus principais representantes, sua maior ênfase e algumas críticas referente a essa pedagogia. A Teoria Progressista defende que a escola pode ser um ambiente que busca a libertação dos oprimidos e a conscientização dos alunos para que esses se tornem seres humanos ativos dentro da sociedade. Veremos, ainda, que essa teoria é dividida em três partes: a Libertadora, onde se destaca Paulo Freire, autor muito importante para a educação, a Libertária e a Crítico-social dos conteúdos. A partir da pesquisa bibliográfica procuramos relacionar os referenciais teóricos com a nossa própria experiência como estudante e como professora na Educação Básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2002.

CAMILLIS, Lourdes Stamato de. Entrevista com George Snyders. Ideias, n. 11, São Paulo, 1991, p. 159-164. Disponível em:http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_11_p159-164_c.pdf. Acesso em: 20 de maio 2013.

CARVALHO, Roberto Muniz Barreto; Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva. Florianópolis, v. 17, n. 32, p.151-170 jul./dez. 1999. Disponível em: www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/.../1007. Acesso em: 20 maio 2013.

CONTEXTO histórico. Disponível em: http://www.oocities.org/athens/olympus/7979/contexto.htm. Acesso em: 21 maio 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: https://sites.google.com/site/ged0611/tendencia_pedagogica_progressista. Acesso em: 21 maio 2013.

OLIVEIRA, Emanuelle. InfoEscola: navegando e aprendendo: métodos críticos sociais do conteúdo. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/metodos-criticossociais-do-conteudo/. Acesso em: 21 maio 2013.

SCHRAMM, Marilene de Lima Körting. As tendências pedagógicas e o ensino-aprendizagem da arte. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SCHRAMM, Marilene de Lima Körting (org.).Reflexões sobre o ensino das artes. Joinville: Ed. Univille, 2001. v. 1, p. 20-35. Disponível em: http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69329&. Acesso em: 19 maio 2013.

SNYDERS. Publicação: série idéias, n. 11. São Paulo: FDE, 1991, p. 159-164.

SUAPESQUISA.COM. Ditadura militar no Brasil. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ditadura/. Acesso em: 06 nov. 2013.

VENTURA, Alexandre; NÓVOA, António. Para uma análise das instituições escolares. 1999. Disponível em: http://debauru.edunet.sp.gov.br/pages_arquivos/not% C3%ADcias/ot_novembro/NovoaAvalia%C3%A7ao_Institucional.pdf. Acesso em: 25 maio 2013.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIETRICH, Tatiele. Pedagogia de transformações, escola que luta pela libertação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 86–90, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.18. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/15. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

151-160 de 280

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)