Arranjos para contrabaixo acústico e violão

uso de recursos expressivos e idiomáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.104

Palabras clave:

Repertório e material pedagógico em câmara, Música popular brasileira, Música, Arranjo para contrabaixo acústico e violão

Resumen

O artigo em questão expõe uma reflexão sobre o uso de arranjos musicais para contrabaixo acústico e violão com fins pedagógicos e de aumento de repertório musical em câmara. Nesse sentido, discutem-se recursos idiomáticos característicos desses instrumentos no ambiente da música popular brasileira. A metodologia baseou-se na seleção de recursos combináveis entre ambos os instrumentos, seguida de análise da aplicação desses recursos em arranjos. Demonstraram-se algumas possibilidades positivas de aplicação de arranjos através da combinação de recursos idiomáticos do contrabaixo acústico e violão, resultando em maior oferta de repertório e material pedagógico com ênfase na música popular brasileira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ghadyego Carraro

    Instrumentista, arranjador e pesquisador, graduado em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestre em contrabaixo acústico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) a doutorando em História pela UPF.

Referencias

CARRARO, Ghadyego. Milonga Nova para contrabaixo e violão. Partitura, 2010.

CARRARO, Ghadyego. Influências. CD. Independente, 2010.

DANTAS, Paulo. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.

GRECCO, Pirisca. Outra Campereada (contrabaixo e violão). Partitura. Goiânia (arranjo Gadiego Carraro – 2012), 2003.

MINGUS, Charlie. Let my children hear music. CD. Columbia Records, 1972.

PATITUCCI, Jonh. Line by Line. CD. Concord Records, 2006.

RAY, Sônia. Música brasileira para contrabaixo: coleta e disponibilização do repertório disponível. Per Musi, Belo Horizonte, v. 13, p. 1-9, 2006.

RAY, Sônia; BORÉM, Fausto. Bow Placement on the Double Bass: a notational proposal of bow regions and string contact points. Art Review, Salvador, v. 24, p. 1-10, 2013.

RIOS, Ramon Sixtos. Merceditas (contrabaixo e violão). Partitura. Goiânia (arranjo Gadiego Carraro – 2013), 1940.

SALLES, Mariana Isdebsky. Arcadas e Golpes de Arco. Brasília: Thesaurus, 1998.

Publicado

2016-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

CARRARO, Ghadyego. Arranjos para contrabaixo acústico e violão: uso de recursos expressivos e idiomáticos. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 93–97, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.104. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/96. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

31-40 de 254

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.