A verdade sobre a Alemanha
ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.9Palabras clave:
Identidade, Cultura, Imigração, Língua estrangeira, Língua alemã, AlemanhaResumen
O presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães.
Descargas
Referencias
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BIER.DE. Was ist eigentlich Bier. Disponível em: <http://www.bier.de/bier-wissen/basiswissen/was-ist-eigentlichbier>. Acesso em: 30 ago. 2012.
BLUMENTRITT, Martin. Zum Begriff der Nation. Hamburg, 1995. Disponível em: http://www.comlink.de/cl-hh/m.blumentritt/agr75s.htm. Acesso em: 8 ago. 2012.
CAMPOS, Cynthia Machado. A política da língua da era Vargas. Campinas: Unicamp, 2006.
DEUTSCHE WELLE. Humor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c-0O44-m8bQ. Acesso em: 25 jun. 2012.
DEUTSCHE WELLE. Kraut. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NRw4ftvPBYw. Acesso em: 20 jun. 2012.
DEUTSCHE WELLE. Märchen. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bvKYN_EwuA&playnext=1&list=PL4DEA1BFEEB491A23&feature=results_video. Acesso em: 05 de jun. 2012.
DEUTSCHE WELLE. Perfektion. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cnuq4InjtBM. Acesso em: 05 jun. 2012.
DEUTSCHE WELLE. Pünktlichkeit. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_N5MdkYsJlc. Acesso em: 20 jun. 2012.
DEUTSCHE WELLE. Wurst. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0pC28Z7tOdU. Acesso em: 05 jun. 2012.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOBSBAWN, Eric. Nationen und Nationalismus. Frankfurt, 1992.
PETERSEN, Anna. Identität Deutsch? Begegnung, v. 3, p. 20-23, 2011.
RENAN, Ernest. Was ist eine Nation?: In Grenzfälle – Über neuen undalten Nationalismus. Leipzig,1993. Disponível em: www.diezeit.de/reden/die_historische_rede/200109_historisch_renan. Acesso em: 07 set. 2012.
SMITH, Anthony. Theories of Nationalism. London, UK: Gerald Duckworth, 1971.
THIESSE, Anne-Marie. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90. Porto Alegre, n. 15, p. 7-23, 2001/2002. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6609/3932. Acesso em: 06 nov. 2013.
WIKIPEDIA. Sauerkraut. Disponível em: http://de.wikipedia.org/wiki/Sauerkraut. Acesso em: 05 ago. 2012.
YOUSEFI, Hamid; Reza, BRAUN, Ina. Interkulturalität: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2011.
ZEUNER, Ulrich. Interkulturelle Landeskunde. Institut für Germanistik an der Fakultät. Sprach – und Literaturwissenschaften. DER TU DRESDEN. Dresden, 2008. Disponível em: www.tudresden.de/sulfig/daf/landesku/start/htm. Acesso em: 29 set. 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Mayane Engel Julio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.