Letramento e a gestão pública
de que modo as avaliações externas podem contribuir para uma educação que pro-mova uma sociedade justa?
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.302%20Palabras clave:
Processos avaliativos, Qualidade na educação, Gestão pública, Avaliação externa, Letramento, EducaçãoResumen
As avaliações externas têm sido elaboradas com base no conceito de letramento. A relevância desse conceito, além do mais, se faz presente nos processos educativos. Uma análise sobre as diferenças entre as avaliações pertencentes às práticas pedagógicas e as avaliações de larga escala se faz necessária, uma vez que suas funções, na educação, são distintas. Compreender a importância do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nos processos educativos e avaliativos é outra questão a ser abordada neste artigo. Objetiva-se, assim, analisar e compreender a complexidade da elaboração das avaliações externas, com enfoque no letramento, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem no interior das instituições educacionais. A função da gestão pública é explorada sob a perspectiva de sua contribuição para uma educação de qualidade, sendo o conceito de letramento novamente considerado como ponto central. Conclui-se que as avaliações externas, quando compreendidas adequadamente, contribuem significativamente para melhorias no cenário educacional. Para a elaboração deste trabalho, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica.
Descargas
Referencias
DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Porto Alegre: Penso, 2019.
FURTADO, A. G. Princípios e concepções da gestão escolar. Curitiba, PR: IESDE, 2020.
GARGARELLA, R. As teorias da Justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. São Paulo: Martins Fontes, 2008
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Avaliações e Exames Educacionais. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais Acesso em: 08 de out. 2023.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.
MARÇAL, J. Gestão do trabalho pedagógico. Curitiba, PR: IESDE, 2021.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
PISA 2018 -MATRIZ DE LETRAMENTO EM LEITURA – versão preliminar. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2018/pisa2018-matriz_referencia_leitura_traduzida.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
SOEK, A. M. Planejamento institucional. Curitiba, PR: IESDE, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moori
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.