Liderança estudantil

o que temos a aprender sobre a vivência da autonomia na escola?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.183

Palabras clave:

Liderança, Escola, Educação, Autonomia

Resumen

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa “Liderança Estudantil: responsabilidade da escola na construção da autonomia dos estudantes”. Busca-se contextualizar a situação atual da sociedade e da escola e, assim, explicar o novo papel exercido no ambiente escolar por docentes e discentes. Temas como educação 4.0, caracterização do adolescente contemporâneo, escola como espaço de formação de cidadãos líderes e autonomia permeiam as reflexões abordadas no artigo. Ao final, são apresentados fragmentos das análises. Elas apontam para atividades e projetos que valorizam a ação de estudantes e que favorecem a construção da autonomia, necessária para uma liderança positiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alice Mueller, Colégio Bonja (Joinville/SC)

    Graduada em Letras: Português/ Alemão pelas faculdades IFPLA e ISEI (Ivoti/RS).

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

BRIGHOUSE, Tim; WOODS, Davids. Como fazer uma boa escola?. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CASTRO, Olga de. Reflexões e torno da autonomia e autonomização. Ensino Superior, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.snesup.pt/cgibin/artigo.pl?id=EFkFEZyyVuKhVISOmg. Acesso em: 13 jul. 2017.

CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CURY, Augusto. O código da inteligência. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

FREIRE, Luiz Gustavo Lima. Auto-regulação da aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 276-286, 2009. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/115/88. Acesso em: 01 dez. 2017.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

LARANJA, Mirza. Discutindo a gestão de ensino básico. In: COLOMBO, Sonia Simões et al. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 238-248.

MAXWELL, John. O líder 360°: como desenvolver seu poder de influência a partir de qualquer ponto da estrutura corporativa. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.

MUELLER, Alice. Liderança estudantil: responsabilidade da escola na construção da autonomia dos estudantes. Ivoti/RS. Disponível em: http://pergaweb.ieduc.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/00002f/00002fe6.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

SASSAKI, Claudio. Educação 3.0: uma proposta pedagógica para a educação. São Paulo: Geekie, 2017. Disponível em: https://cdn2.hubspot.net/hubfs/452073/content_offers/Ebook%20_%20Educa%C3%A7%C3%A3o%203.0_Uma%20proposta%20pedag%C3%B3gica%20para%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf ?submissionGuid=673d9146-a93d-48e6-8f3d-74d0112e5081. Acesso em: 15 jun. 2017.

WESTBROOK, Robert B; TEIXEIRA, José Eustáquio Romão; RODRIGUES, Verone Lane (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Publicado

2018-05-31

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

MUELLER, Alice; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Liderança estudantil: o que temos a aprender sobre a vivência da autonomia na escola?. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 113–119, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.183. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/145. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 260

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3