Sim, professor
tu sabes! E eu?
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.17Palabras clave:
Aula interativa, Métodos de ensino, Metodologia, Aprendizagem, EducaçãoResumen
O presente artigo apresenta reflexões sobre a metodologia adotada no Ensino Superior e como podemos potencializar as aprendizagens dos estudantes, incentivando a participação ativa e o protagonismo dos estudantes através de aulas interativas e de uma abordagem de temas transversais. Apresentamos também estratégias metodológicas que mostram como podemos, através de pequenas mudanças em nosso jeito de ensinar, promover aulas interativas e reflexivas que terão como finalidade a aprendizagem dos estudantes. As indagações e sugestões são igualmente válidas para a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As reflexões partem da experiência de educadores que acreditam que o jeito de ensinar interfere no jeito de aprender.
Descargas
Referencias
BRIGHOUSE, Tim; WOODS, David. Como fazer uma boa escola? Porto Alegre: Artmed, 2010.
CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Cortez, 2012.
INFANTE, Ulisses. Curso de literatura de língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2001.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFCAR, 2002.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.
RODA VIVA. Entrevista com Adélia Prado. Disponível em: http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/716/entrevistados/adelia_prado_1994.htm. Acesso em: 09 set. 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Marguit Carmen Goldmeyer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.