Aprendizagem baseada em projetos

relato de experiência em uma turma de Ensino Fundamental II

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.318

Keywords:

Relato de experiência, Aprendizagem baseada em projetos, Ensino de ciências

Abstract

Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - RJ. A ABP preconiza o protagonismo dos estudantes tornando o ensino mais envolvente, prático e relevante para os estudantes. Para a metodologia foram utilizados a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pois os dados são gerados de forma subjetiva, através da observação participante. Os dados foram coletados através de diário de campo para possibilitar a descrição das situações vivenciadas de forma mais significativa. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise de Livre Interpretação (ALI). A aplicação da ABP evidenciou pontos importantes, como a motivação e aprofundamento a respeito do assunto mudanças climáticas, porém foram percebidas dificuldades durante a aplicação da ABP, como a falta de tecnologia na escola. A aprendizagem baseada em projetos se mostrou uma metodologia potente para despertar o interesse discente sobre o tema mudanças climáticas, demonstrando que para tanto é necessário um bom planejamento para que sejam alcançados os objetivos educacionais delimitados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes, Centro Universitário Geraldo Di Biase

    Doutorando em Ensino de Ciências pelo IFRJ; Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

  • Juliana Aparecida de Oliveira Lima, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFRJ.

References

ANJOS, M. B.; RÔÇAS, G.; PEREIRA, M. V. Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodo-lógico. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, RJ, v. 12, n. 3, 2019. DOI: 10.22409/resa2019.v12i3.a29108. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/29108. Acesso em: 26 abr. 2023.

BATISTA, M. C.; GOMES, E. C. Diário de Campo, gravação em áudio e vídeo e mapas mentais e conceituais. In: MAGA-LHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023. p. 207-226. DOI: 10.22533/at.ed.790232604. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias. Acesso em: 26 abr. 2023.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. São Paulo: Editora Penso, 2014.

BORGES, G. L. A. Perspectivas para o ensino de ciências. In: BORGES, G. L. A. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 2 - Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 10, p. 162-177. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47355/1/u1_d23_v10_caderno.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Versão Final. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 set. 2023.

CESCO, S.; MOREIRA, R. J.; LIMA, E. F. N. Interdisciplinaridade, entre o conceito e a prática um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 29, n. 84, p. 57-71, 2014. DOI: 10.1590/S0102-69092014000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/Y8GQHrGWRcfmYLjmXp8rrFF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 nov. 2023.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, RS, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 26 nov. 2023.

DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023. p. 12-30. Acesso em: 26 abr. 2023. DOI: 10.22533/at.ed.790232604. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias. Acesso em: 26 abr. 2023

FARIAS, G. B. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, v. 27, n. 2, p. 58-76, abr./jun. 2022. DOI: 10.1590/1981-5344/39999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/. Acesso em: 29 jul. 2022.

FONTANA, F.; ROSA, M. P. Observação, questionário, entrevista e grupo focal. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências Ponta Grossa: Atena Editora, 2023. p. 178-206. DOI: 10.22533/at.ed.790232604. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias. Acesso em: 26 abr. 2023

LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; LORETO, E. L. S. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, Canoas, RS, v. 20, n. 2, p. 155-171, 2018. DOI: 10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690. Acesso em: 26 abr. 2023.

MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: questões atuais. Cad.Bras.Ens.Fís. Trindade, SC, v. 20, n. 2, p. 168-193, ago. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6544. Acesso em: 26 abr. 2023.

OLIVEIRA, C. B.; COSTA, M. O. Narrar, pesquisar e educar em ciências e matemática. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências Ponta Grossa: Atena Editora, 2023. p. 120-139. DOI: 10.22533/at.ed.790232604. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias. Acesso em: 26 abr. 2023

PARRAT-DAYAN, S. Ensino de ciências hoje: quais os avanços. Schème: Revis-ta Eletronica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, SP, v. 9, p. 70-92, 25 jul. 2017. DOI: 10.36311/1984-1655.2017.v9esp.04.p70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7142. Acesso em 26 abr. 2023.

RATTO, C. G.; SILVA, J. L.; PEREIRA, M. A. C. Uma possibilidade de reconstrução do laço social entre professores, alunos e comunidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SC, v. 16, n. 2, p. 622-636, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.12969. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12969. Acesso em: 6 dez. 2023.

SANTOS, T. S.; SILVA JUNIOR, J. D.; BARBOSA, V. F. B Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Olinda, PE: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565843. Acesso em: 06 dez. 2023.

SIEVERT, B.; RIBEIRO, C. B. Aprendizagem da Matemática e da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais sob a ótica de Piaget. Educação, Santa Maria, v. 48, n. 1, p. 1-24, 2023. DOI: 10.5902/1984644467381. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67381. Acesso em: 06 dez. 2023.

Published

2024-10-17

Issue

Section

Original Research Articles

How to Cite

GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida; LIMA, Juliana Aparecida de Oliveira. Aprendizagem baseada em projetos: relato de experiência em uma turma de Ensino Fundamental II. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e318, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.318. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/318. Acesso em: 1 nov. 2024.

Similar Articles

191-200 of 270

You may also start an advanced similarity search for this article.