Cor, sabor e paixão
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.28Keywords:
Coordenação pedagógica, Identidade docente, EducaçãoAbstract
O presente artigo foi pensado a partir da proposição de que a contemporaneidade vem tornando as formas de ser e conviver tão fluidas e dinâmicas que o ser humano transforma sua vida em complexos anúncios de classificados, onde o desejo maior é sempre procurar, independentemente do que seja, na ânsia incontrolável de algo encontrar. Com o intuito de provocar a reflexão acerca desses aspectos, articulando-os com as dinâmicas do contexto escolar, é que o referido artigo foi estruturado. Para tanto, utilizaram-se as poesias de Marina Colasanti, em seu encantador livro “Classificados e nem tanto”, como fio condutor desse diálogo entre teoria e prática acerca dos movimentos de participação na construção coletiva do projeto pedagógico e do papel da coordenação pedagógica, com generosas pitadas de cor, sabor e paixão.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: AGUIAR, Márcia Ângela da S.; FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 147-176.
COLASANTI, Marina. Classificados e nem tanto. Rio de Janeiro: Galerinha Record, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. (Cadernos de Gestão).
NAYAR, Vineet. Primeiro os colaboradores, depois os clientes: virando a gestão de cabeça para baixo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Projeto político-pedagógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 40-53.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p. 25-36.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.