Pensamento da criança alfabética sobre a escrita

Authors

  • Bárbara Adriana Silva Ritter

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.21

Keywords:

Escrita, Ortografia, Alfabetização, Educação

Abstract

O presente artigo foi construído a partir de um estudo fruto da consequência de inquietudes relacionadas ao processo de construção da escrita em alunos já considerados alfabetizados, mas que permanecem com dúvidas e alterações em seus escritos. Foram utilizados os registros de nove alunos entre o terceiro e o quinto anos do Ensino Fundamental. Para a coleta e análise dos dados foram aplicados um ditado, um caça-palavras e jogos que objetivavam mais contato dos alunos com palavras com grafemas C, G, B e P, devido a ocorrências de trocas constantes entre eles, segundo as professoras de turma regular. Analisados os registros, foram estabelecidas relações entre aspectos linguísticos característicos da língua e a escrita convencional das palavras. As constatações remetem à necessidade de uma metodologia voltada à aquisição do conhecimento sobre as regras ortográficas e a importância de ter as hipóteses de escrita dos alunos respeitadas, mesmo depois do nível alfabético, e estabelecer intervenções possíveis e necessárias à desestabilização dessas hipóteses na intenção de que o aluno atinja uma escrita o mais convencional
possível.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Bárbara Adriana Silva Ritter

    Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar e Anos Iniciais (Unilasalle/Canoas/RS). Especialista em Educação Infantil e Letramento (ISEI/Ivoti-RS). Professora da Rede Municipal de Picada Café-RS

References

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa. 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC, 1996.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bú. São Paulo: Scipione, 1998.

CAGLIARI, Luiz Carlo. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CÓCCO, Maria F.; HAILER, Marco Antônio. Didática da alfabetização!: decifrar o mundo: alfabetização e socioconstrutivismo. São Paulo: FTD, 1996.

FARACO, Carlos Alberto. Escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 1992.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREITAS, Gabriela C. M. de. Consciência fonológica: trabalhando com crianças que apresentam desvios fonológicos. In: GONÇALVES, Giovana F.; SOARES, Márcia K.; PAULA, Mirian R. B. de. Estudos em aquisição fonológica. Santa Maria: Sociedade Vicente Pallotti, 2009. V. 2.

FRONZA, Cátia de Azevedo. Considerações sobre a fala e a escrita no contexto da escola. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 5, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2007.

MANZANARES, Vera; BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GROSSI, Esther Pillar. Do alfabético ao ortográfico. In: GROSSI, Esther P.; BORDIN, Jussara. Construtivismo Pós Piagetiano: um novo paradigma sobre a aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1993.

MELO, Kátia Leal Reis de; REGO, Lúcia Lins Browne. Inovando o ensino da ortografia na sala de aula. Caderno de Pesquisas. São Paulo, n. 105, nov. 1998. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 set. 2012.

MIRANDA, Ana Ruth M. Um estudo sobre o erro ortográfico. In: HEINIG, Otília L. de O. M.; FRONZA, Cátia de A. (org.). Diálogos entre linguística e educação: a linguagem em foco. Blumenau: Edifurb, 2010.

MORAIS, Artur G. A norma ortográfica do português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, Alexsandro da (org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TEBEROSKY, Ana. Aprendiendo a escribir. Barcelona: ICE Universitat Barcelona, 1992.

Published

2013-01-01

Issue

Section

Articles

How to Cite

RITTER, Bárbara Adriana Silva. Pensamento da criança alfabética sobre a escrita. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 7–13, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.21. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/2. Acesso em: 25 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 258

You may also start an advanced similarity search for this article.