Educação musical no Ensino Médio?!

Autor/innen

  • Andrius Roberto Rossa
  • Luís Rodrigo Flesch dos Santos
  • Monia Kothe

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.72

Schlagwörter:

Educação musical, Docência, Trabalho em equipe, Música, Educação

Abstract

O presente artigo retratará o trabalho de educação musical desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Walter Herrmann pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música do Instituto Superior de Ivoti, atuando como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Primeiramente, será feita uma breve explanação sobre o PIBID, partindo do ponto de vista dos bolsistas. Na sequência, apresentarse-á a metodologia utilizada pelos alunos bolsistas no decorrer das ações pedagógicas, que envolvem o planejamento, a prática e a avaliação. A reflexão e a consciência da importância desses fatores nos permitem organizar e ressignificar a nossa prática docente.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: v. 6: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 05 jun. 2015.

CORREIA, Marcos Antonio. Música na educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, p. 83-87, 2003.

ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de Artes de uma universidade pública do norte do Paraná. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, SC, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

PACHECO, Claudia; BAÊ, Tutti. Canto: equilíbrio entre corpo e som: princípios da fisiologia vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2006.

SCHAFER, Muray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Veröffentlicht

2015-05-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

ROSSA, Andrius Roberto; SANTOS, Luís Rodrigo Flesch dos; KOTHE, Monia. Educação musical no Ensino Médio?!. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 1, p. 42–47, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i1.72. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/64. Acesso em: 25 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

21-30 von 277

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.