PIBID
laboratório de atividades diferenciadas para a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.62Schlagwörter:
PIBID, Educação, Motivação, Método de ensino, Atividades diversificadasAbstract
Este artigo é baseado na proposta de aulas diversificadas, assunto muito discutido, mas pouco usado na prática, uma vez que não é tarefa fácil. Apesar da ideia de inserir atividades variadas nas aulas já ter sido defendida por muitos estudiosos, para algumas pessoas isso ainda é novidade ou uma metodologia inaceitável. Destacar esse importante aspecto do ensino tem como objetivo central esclarecer que, direta ou indiretamente, a construção do conhecimento mexe com uma variedade de peças, tal como um quebra-cabeças. Essas, no entanto, precisam de seus respectivos cuidados para o encaixe perfeito, já que cada uma é dotada de particularidades. Nesse sentido, são apresentadas as mais variadas propostas em sala de aula, cada uma com vários objetivos, que podem funcionar muito bem, mas, nem sempre, o efeito esperado é alcançado. Essa oscilação nunca pode ser considerada uma derrota, falha ou algo parecido, mas sim uma motivação para continuar a inovar e evoluir sempre.
Downloads
Literaturhinweise
BERGAMO, Mayza. O uso de metodologias diferenciadas em sala de aula: uma experiência no ensino superior. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 2, n. 4, 2010. Disponível em: http://www.univar.edu.br/revista/downloads/metodologiasdiferenciadas.pdf. Acesso em: 20 set. 2014.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
OLIVEIRA, Roni Ivan Rocha de; GASTAL, Maria Luíza de Araújo. Educação formal fora da sala de aula: olhares sobre o ensino de ciências utilizando espaços não formais. In: ENCONTRO NACIONALDE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1674.pdf. Acesso em: 21 set. 2014.
ROSA, Anita Backes da. Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que os professores de biologia têm a dizer sobre isso? 2012. 43 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/72356/000872151.pdf?sequence=1. Acesso em: 11 out. 2014.