Transição escolar
como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?
DOI:
https://doi.org/10.55602/2rq14665Schlagwörter:
Gestão escolar, Transição escolar, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Anos FinaisAbstract
Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.
Downloads
Literaturhinweise
AZEVEDO, Graciana Vieira. Construção de significados na transição escolar para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2017. 189f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24376. Acesso em: 30 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 maio 2022.
CONCEIÇÃO, Lilian Feingold. Coordenação pedagógica e orientação educacional: princípios e ações em formação de professores e formação do estudante. Porto Alegre: Mediação, 2010.
GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p.113-119.
KRAFTA, Lina. Gestão da informação como base da ação comercial de uma pequena empresa de TI. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/8637. Acesso em: 30 maio 2022.
MARTINS, Miguel. Transição: como amenizar a adaptação dos alunos entre etapas. Nova Escola, São Paulo, 05 fev. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18853/transicao-como-amenizar-a-adaptacao-dos-alunos-entre-etapas/. Acesso em: 30 maio 2022.
ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p.17-26.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2018. p. 27-34.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Débora Postai, Barbara Vier Mengue
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.