Escola Nova

um novo rumo para a educação

Autores

  • Marceli Luisa Pies
  • Manfredo Carlos Wachs

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.44

Palavras-chave:

Escola pública, Educação, Teoria escola nova, Manifesto dos pioneiros

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil.

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Referências

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Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIES, Marceli Luisa; WACHS, Manfredo Carlos. Escola Nova: um novo rumo para a educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 43–47, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.44. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37.. Acesso em: 25 jul. 2024.

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