Letramento para uma sociedade justa

uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.300%20

Palavras-chave:

Letramento., Gestão Pública., Justiça como equidade., Estado mínimo., Plano Nacional de Educação.

Resumo

O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

  • Caroline Inês Becker, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Possui graduação em Filosofia - bacharelado e licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) . Possui graduação em Letras: Português e Alemão - licenciatura - pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) por meio de bolsa de estudo cedida pelo governo alemão através do IFPLA. Atualmente é estudante da graduação de Letras: Português e Inglês (ISEI). Possui pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública (Uergs). Possui pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Faculdade São Luís. 

  • Marcos Kan Moori, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professor assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Referências

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Publicado

26-02-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

BECKER, Caroline Inês; MOORI, Marcos Kan. Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 2, p. 58–75, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v11i2.300 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300. Acesso em: 25 nov. 2024.

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