O ensino da matemática

sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.250

Palavras-chave:

Matemática contextualizada, Matemática, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Ensino Médio, Atividades de aplicabilidade

Resumo

O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.

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Biografia do Autor

  • Natalia Caroline dos Passos, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós Graduada em Educação Inovadora e Tendências Educacionais pelo Instituto Ivoti

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

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Publicado

31-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PASSOS, Natalia Caroline dos; GOLDMEYER, Marguit Carmen. O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 14–27, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.250. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189. Acesso em: 27 nov. 2024.

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