Memórias de uma religiosa-professora

representações do cotidiano escolar do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1951-1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.121

Palavras-chave:

Formação continuada, Docência, Prática de ensino, Educação confessional, Ensino primário

Resumo

Pretende-se compreender o ser religiosa-professora no cotidiano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes por meio das memórias da irmã e professora Mafalda Seganfredo, membro da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo Scalabrinianas. Esta tornou-se professora quando iniciou sua trajetória como irmã na instituição de ensino supramencionada. Com o apoio teórico da História Cultural, procedeu-se à análise documental histórica da entrevista e de outros documentos mobilizados para a escrita. A síntese de sua história de vida, sua formação como docente e a análise das práticas escolares no ensino primário e no curso ginasial em que atuou de 1951 a 1962 são o foco da narrativa.

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Biografia do Autor

  • Gisele Belusso

    Mestre em Educação, Universidade de Caxias do Sul.

  • Terciane Ângela Luchese

    Professora Doutora da Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

31-12-2016

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

BELUSSO, Gisele; LUCHESE, Terciane Ângela. Memórias de uma religiosa-professora: representações do cotidiano escolar do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1951-1962). Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 50–59, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.121. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/106. Acesso em: 25 nov. 2024.

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