Política educacional e demandas sociais
formação inicial de professores em disputa
DOI:
https://doi.org/10.55602/0mrckf34Palavras-chave:
Políticas de formação inicial, Demandas sociais, Desenvolvimento profissionalResumo
A necessidade de desenvolvimento de um perfil profissional docente que ultrapasse a redução da docência a um modelo técnico instrumental tem motivado vários debates no campo educacional. Portanto, este estudo tem por objetivo discutir as políticas de formação inicial face às novas demandas da sociedade. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo em vista que seu objeto de estudo é de cunho social, e tem como abordagem uma perspectiva descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura crítica e uma análise documental, com enfoque na formação inicial de professores. Os dados revelam que a relação entre a formação inicial e as demandas da sociedade ainda se configura um desafio, visto a herança de uma educação tradicionalmente centrada em um currículo generalista que pouco se relaciona com a realidade dos alunos, o que acaba por afetar o desenvolvimento profissional do futuro professor. Assim, levando em consideração que o campo educacional é permeado de incertezas e desafios, refletir sobre o processo de formação diante das transformações sociais pelas quais o mundo vem sofrendo, se torna uma necessidade vital para o momento, tendo em vista que tais transformações exigem mudanças radicais no processo de formação, pois o desenvolvimento profissional decorre, também, das reflexões das situações vividas na sociedade.
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