Política educacional e demandas sociais

formação inicial de professores em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/0mrckf34

Palavras-chave:

Políticas de formação inicial, Demandas sociais, Desenvolvimento profissional

Resumo

A necessidade de desenvolvimento de um perfil profissional docente que ultrapasse a redução da docência a um modelo técnico instrumental tem motivado vários debates no campo educacional. Portanto, este estudo tem por objetivo discutir as políticas de formação inicial face às novas demandas da sociedade. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo em vista que seu objeto de estudo é de cunho social, e tem como abordagem uma perspectiva descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura crítica e uma análise documental, com enfoque na formação inicial de professores. Os dados revelam que a relação entre a formação inicial e as demandas da sociedade ainda se configura um desafio, visto a herança de uma educação tradicionalmente centrada em um currículo generalista que pouco se relaciona com a realidade dos alunos, o que acaba por afetar o desenvolvimento profissional do futuro professor. Assim, levando em consideração que o campo educacional é permeado de incertezas e desafios, refletir sobre o processo de formação diante das transformações sociais pelas quais o mundo vem sofrendo, se torna uma necessidade vital para o momento, tendo em vista que tais transformações exigem mudanças radicais no processo de formação, pois o desenvolvimento profissional decorre, também, das reflexões das situações vividas na sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Charle Ferreira Paz, Instituto Federal do Piauí

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Indução e Formação Docente – INDUCENTE. Atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) na área de linguagens.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 25 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 30 ago. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREITAS, H. C. L. de. 30 anos da Constituição avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912 . Acesso em: 8 set. 2023.

GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. S; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013, Curitiba: Editora UFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740/21529. Acesso em: 10 set. 2023.

GATTI, B. A et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F.; THOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

NÓVOA, A. Profissão Professor. 2. ed. Porto: Editora Porto, 2003.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RODRIGUES, A. B.; ARAÚJO, J. V. P. Políticas Educacionais e Formação de Professores: Novos desafios, velhas indagações. Revista UNIUBE, Uberaba, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/352. Acesso em: 15 set. 2023.

SANTOS, F. A centralidade do professor na agenda educacional internacional: estratégias de consenso e terceirização. In: LIBÂNEO, J. C; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (org.). Didática e currículo: impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Espaço Acadêmico; CEPED Publicações, 2016. p. 151-174. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1GUminJ_NzTyQRtL7ph16v1goQ5fOvJ87/view. Acesso em: 27 ago. 2023.

VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Rio de Janeiro: PREAL, 2003.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.

Downloads

Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

PAZ, Charle Ferreira. Política educacional e demandas sociais: formação inicial de professores em disputa. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 35–44, 2024. DOI: 10.55602/0mrckf34. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/305. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 237

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.