Palavrão

um lobo mau da escola

Autores/as

  • Úrsula Heckler

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.80

Palabras clave:

Palavrão, Professor e aluno, Família, Educação

Resumen

O presente trabalho apresenta uma análise do uso do palavrão em sala de aula a partir das contribuições principalmente de Hamilton Werneck e La Taille. Sabe-se que um dos pilares para o bom andamento de aulas e também para a aprendizagem dos alunos é o ambiente em que se estuda. Família e sociedade estão interligadas e influenciam a atividade escolar, e, assim, uma precisa contribuir com a outra para a formação de excelência dos alunos. Inicialmente será abordado o conceito de palavrão ou palavra de calão, seguindo-se uma análise de como família, escola e sociedade unidas contribuem para uma boa educação das crianças.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

CAMPOS, Ana Maria Antunes de. A comunicação no processo de ensino aprendizagem. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, n. 52, p. 48-51, fev. 2015.

CHALITA, Gabriel. Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações. São Paulo: Gente, 2003.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LA TAILLE, Yves de. Autoridade e liberdade. Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, v. 6, n. 21, p. 10-13, jun./ago. 2014.

PEDROSA, Maria da Penha Simões. Cadê a autoridade que estava aqui?. In: PAROLIN, Isabel Cristina Hierro (org.). Por que você não me obedece?: pais & educadores. Porto Alegre: Mediação, 2011. p. 11-34.

WERNECK, Hamilton. O professor, a linguagem e o aluno: há um limite para o uso da linguagem coloquial em sala de aula; o exército do lecionar exige poderação e firmeza. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, 2010. Disponível em http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramaticaortografia/31/o-professor-a-linguagem-e-o-aluno-ha-um-225118-1.asp. Acesso em: 10 mar. 2015.

ZAGURY, Tania. Educar sem culpa: a gênese da ética. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Publicado

2015-05-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

HECKLER, Úrsula. Palavrão: um lobo mau da escola. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 1, p. 107–113, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i1.80. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/72. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

121-130 de 265

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a