Construindo narrativas e sentidos na prática docente da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.30Palabras clave:
Prática docente, Portf´ólio, Educação infantil, EducaçãoResumen
O presente artigo apresenta reflexões sobre a prática docente da Educação Infantil, partindo de uma pesquisa realizada com um grupo de profissionais de uma escola situada em Ivoti. O enfoque dado se baseia nos registros dos professores, que foram sistematizados em portfólios individuais, e em como estes produziram narrativas e puderam ressignificar, assim, sua prática docente. A pesquisa utilizou a metáfora do trabalho da coordenadora pedagógica como o de uma semeadora, cultivando sementes e almejando uma boa colheita.
Descargas
Referencias
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2004.
CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2012.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
OLIVEIRA, Rogério de Castro. Descobre-se o que existe, inventa-se o que não existe. In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko (org.). Ser professor é ser pesquisador. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 21-27.
PESSOA, F. Livro do Desassossego, por Bernardo Soares. São Paulo: Montecristo, 2012.
PLACCO, Vera Maria de Souza et al. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.