Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.196

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Séries finais, Motivação, Docência, Educação

Resumen

A presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Alegrete. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quantitativo. A amostra deste estudo foi composta por 72 professores das séries finais – 6º ao 9º ano. Para a verificação dos níveis de satisfação e motivação dos docentes, foi utilizado o questionário EMA (Escala de Motivação Docente), de Davoglio e Santos (2016) Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeita com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e destacam o sentido de cooperação e interação com os colegas.

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Biografía del autor/a

  • Rodrigo de Azambuja Guterres, Universidade da Região da Campanha Campus São Gabriel e Prefeitura Municipal de Alegrete

    Doutorando do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Possui graduação em Educação Física (2001) e Mestrado em Educação pela PUCRS (2011)

  • José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Licenciado em Química pela PUCRS (1975) e graduado em Química Industrial pela UFRGS (1975), especialista em Química pela UPF (1978), Ensino de Química pela UCS (1988), Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS (1984), Doutorado em Engenharia de Biomassa pela UFRGS (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). 

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Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

GUTERRES, Rodrigo de Azambuja; DEL PINO, José Claudio. Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 32–42, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.196. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152. Acesso em: 22 nov. 2024.

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