Importância da motivação no aprendizado da Língua Alemã
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.100Schlagwörter:
PIBID, Língua alemã, Motivação, Aprendizagem, Língua estrangeiraAbstract
O presente trabalho apresenta a importância da motivação como elemento primordial no sucesso ou no fracasso da aprendizagem da Língua Alemã como língua estrangeira. O professor, principal agente desse processo, possui a função de conduzir e orientar os alunos na efetivação de tarefas que os colocam como os sujeitos centrais no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo dessa forma para elevar a sua motivação. O fator motivacional está diretamente ligado à parte cognitiva do aluno pelos componentes emocionais e afetivos. Sabendo disso, a motivação precisa estar presente em todos os momentos da aula. Um bom professor, que possui êxito em suas aulas, é aquele que sabe motivar e cativar os seus alunos.
Downloads
Literaturhinweise
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha. Uma perspectiva autodeterminada da motivação para aprender língua estrangeira no contexto escolar. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, p. 248-261, 2009.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 15. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
HUERTAS, J. A. Motivación: querer aprender. Buenos Aires: Aique, 2001.
LA TAILLE, Yves de; NELSON, Pedro Silva; JUSTO, Jose Sterza. “A escola e os valores: a ação do professor”. Porto Alegre: Mediação, 2005.