Autoconceito e aprendizagem

uma relação harmoniosa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.10

Schlagwörter:

Autoconceito, Aprendizagem, Educação

Abstract

O presente artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da relação entre a formação do autoconceito dos alunos com o seu processo de aprendizagem. As principais ideias aqui expostas são resultado de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, fundamentada no pensamento de teóricos clássicos e contemporâneos que abordam o tema da relação da formação do autoconceito dos alunos com a aprendizagem. Os resultados do estudo mostraram que a família e a escola exercem influência no desenvolvimento do autoconceito da criança, fazendo com que essa construção ocorra de forma positiva e faça diferença no seu processo de aprendizagem. Neste trabalho, buscou-se reunir o maior número de informações que pudessem contribuir para explicar as relações que ocorrem entre esses dois processos. Quanto ao suporte teórico, os principais autores que serviram de base para a realização da pesquisa foram: Miras (2004), Palácios (2004), Hidalgo (1995), Marocco (2008) e Briggs (2006).

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

BRIGGS, Drotthy Corkille. A auto-estima do seu filho. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991.

MAROCCO, Armando. Construindo valores: uma resposta ao problema dos contravalores e da falta de valores. São Leopoldo: Unisinos, 2008.

MIRAS, Mariana. Afetos, emoções, atribuições e expectativas: o sentido da aprendizagem escolar. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 209-222.

OLIVEIRA, Ivone Martins de. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula. Campinas: Papirus, 1994.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.

PALACIOS, Jesús; HIDALGO, Victoria. Desenvolvimento da personalidade dos seis anos até a adolescência. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 252-267.

HIDALGO, V.; PALÁCIOS, J. O desenvolvimento da personalidade dos 6 aos 12 anos. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 243-249.

SABER, Maria da Glória. Piaget: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.

SÁNCHEZ, Aurélio Villa; ESCRIBANO Elena Auzmendi. Medição do autoconceito. Bauru: EDUSC, 1999.

VYGOSTSKY, L. S. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

Veröffentlicht

2013-01-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

GERHARDT, Cláudio. Autoconceito e aprendizagem: uma relação harmoniosa. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 49–55, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.10. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/9. Acesso em: 19 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 260

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.