Autoconceito e aprendizagem
uma relação harmoniosa
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.10Schlagwörter:
Autoconceito, Aprendizagem, EducaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da relação entre a formação do autoconceito dos alunos com o seu processo de aprendizagem. As principais ideias aqui expostas são resultado de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, fundamentada no pensamento de teóricos clássicos e contemporâneos que abordam o tema da relação da formação do autoconceito dos alunos com a aprendizagem. Os resultados do estudo mostraram que a família e a escola exercem influência no desenvolvimento do autoconceito da criança, fazendo com que essa construção ocorra de forma positiva e faça diferença no seu processo de aprendizagem. Neste trabalho, buscou-se reunir o maior número de informações que pudessem contribuir para explicar as relações que ocorrem entre esses dois processos. Quanto ao suporte teórico, os principais autores que serviram de base para a realização da pesquisa foram: Miras (2004), Palácios (2004), Hidalgo (1995), Marocco (2008) e Briggs (2006).
Downloads
Literaturhinweise
BRIGGS, Drotthy Corkille. A auto-estima do seu filho. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991.
MAROCCO, Armando. Construindo valores: uma resposta ao problema dos contravalores e da falta de valores. São Leopoldo: Unisinos, 2008.
MIRAS, Mariana. Afetos, emoções, atribuições e expectativas: o sentido da aprendizagem escolar. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 209-222.
OLIVEIRA, Ivone Martins de. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula. Campinas: Papirus, 1994.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.
PALACIOS, Jesús; HIDALGO, Victoria. Desenvolvimento da personalidade dos seis anos até a adolescência. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 252-267.
HIDALGO, V.; PALÁCIOS, J. O desenvolvimento da personalidade dos 6 aos 12 anos. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 243-249.
SABER, Maria da Glória. Piaget: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.
SÁNCHEZ, Aurélio Villa; ESCRIBANO Elena Auzmendi. Medição do autoconceito. Bauru: EDUSC, 1999.
VYGOSTSKY, L. S. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2013 Cláudio Gerhardt
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.