Quanto mais cedo melhor? A aprendizagem da língua estrangeira na infância

Autor/innen

  • Meike Elke Jacobsen Sudbrack

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.7

Schlagwörter:

Aprendizagem, Infância, Língua estrangeira, Neurociências, Educação

Abstract

Há diferentes teóricos que abordam a aprendizagem da linguagem na infância, tais como Skinner, Piaget, Vigotsky e Chomsky. Este artigo analisa as principais teorias de aquisição da linguagem, buscando compreender como se dá o processo da aprendizagem da língua estrangeira na infância. Estudos recentes na área de neurociências comprovam que há um prazo biológico para que determinadas tarefas sejam executadas com eficiência. Esse prazo, chamado de janelas de oportunidade, é um momento crucial para a aprendizagem de um segundo idioma, principalmente no que diz respeito à pronúncia. Conclui-se que, quanto mais cedo a criança aprender outro idioma, mais será beneficiada devido à quantidade de sinapses formadas pelos seus neurônios, contribuindo para o desenvolvimento de outras competências no futuro.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Meike Elke Jacobsen Sudbrack

    Pós-graduanda em Neurociência e Educação pelo Instituto Superior de Educação Ivoti – ISEI.

Literaturhinweise

CAMERON, Lynne. Children learning a foreign language from: teaching languages to young learners. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001.

KRASHEN, Stephen. Second language acquisition and second language learning. Oxford, UK: Pergamon Press, 1982.

LIGHTBOWN, Petsy M.; SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford, UK: Oxford University, 1999.

MACHADO, Ângelo. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro, São Paulo: Atheneu, 1988.

NEUROCIÊNCIA do aprendizado. Produzido por HERCULANO-HOUZEL, Susana. Rio de Janeiro, 2011. DVD. (35 min.)

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do português e interatividade. Santa Maria: UFSM, 2000.

ROSSA, Adriana Angelim; ROSSA, Carlos Ricardo. O paradigma conexionista e o ensino de língua estrangeira. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 53-59, jul./set. 2009.

SCHÜTZ, Ricardo. “Assimilação natural x ensino formal”: english made in Brazil. Disponível em: http://www.sk.com.br/sk-laxll.html. Acesso em: 7 nov. 2011.

SCHÜTZ, Ricardo. “A Idade e o Aprendizado de Línguas”. English Made in Brazil. Disponível em: http://www.sk.com.br/skapre2.html. Acesso em: 16 ago. 2012.

WARPECHOWSKI, Danielson B. Aspectos sobre a aquisição da linguagem: uma básica introdução – 1ª parte: aspectos neuropsicológicos. Clinus Centro de Psicologia. Disponível em: http://www.geocities.com/centpsimw/psicling1.htm. Acesso em: 18 set. 2012.

Veröffentlicht

2013-01-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

SUDBRACK, Meike Elke Jacobsen. Quanto mais cedo melhor? A aprendizagem da língua estrangeira na infância. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 30–33, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.7. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/6. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

31-40 von 264

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.