O processo mágico de apropriação do sistema de escrita

da garatuja à escrita alfabética

Autor/innen

  • Maria Rejane da Silva e Silva
  • Maria Raquel Caetano

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.45

Schlagwörter:

Escrita, Garatuja, Sistema alfabético, Educação

Abstract

O artigo faz parte de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender o processo histórico da escrita, como a criança desenvolve o grafismo infantil e como ela se apropria do sistema de escrita alfabética. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, com coleta de dados através das produções escritas das crianças de dois a oito anos de idade em duas escolas municipais de Taquara. A análise foi realizada através da escrita das crianças: garatujas, palavras e frases demonstrando a evolução do grafismo infantil e da escrita nos seus diferentes níveis até chegar à escrita alfabética. Os resultados mostram que a criança passa por um processo de construção e evolução que acontece à medida que ela vai interagindo com o desenho e a escrita. Durante essa interação, ela se apropria de conhecimentos que a ajudam a construir cada fase do desenho e da escrita e, por fim, chegar à escrita alfabética.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BECKER, Fernando. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. WebEduc: o portal de conteúdos educacionais do MEC. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/. Acesso em: 27 out. 2014.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o ba,be,bi,bo,bu. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

DUTRA, Luiz Henrique de A. Epistemologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DEHEINZELIN, Monique. Construtivismo: a poética das transformações. São Paulo: Ática, 1997.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986.

FORMOSINHO, Júlia Oliveira; KISHIMOTO, Tizuko Mochida; PINAZZA, Mônica Apezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GARCIA, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações de Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GROSSI, Esther Pillar. Didática do nível pré-silábico. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Didática da alfabetização; 1).

GROSSI, Esther Pillar. Didática do nível silábico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Didática da alfabetização; 2).

GROSSI, Esther Pillar. Didática do nível alfabético. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Didática da alfabetização; 3).

LIMA, Elvira Souza. Neurociência e leitura. São Paulo: InterAlia Comunicação e Cultura, 2010.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Psicogênese da língua escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. Disponível em: www.unesp.br. Acesso em: 5 mar. 2014.

MINGUET, Pilar Aznar (org.). A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MORAIS, Arthur Gomes. Sistema de escrita alfabética: como eu ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

OÑATIVIA, Ana Cecília. Alfabetização em três propostas: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 2009.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como forma de representações. Porto Alegre: Penso, 2012.

RANGEL, Annamaria Pífero. Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação, 2009.

RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Marcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e a construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas,1994.

SEGUINDO os passos da história. Disponível em: http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2012/03. Acesso em: 27 out. 2014.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

STIHL. Jardim das idéias: os jardineiros da pré-história: Era Paleolítica. 2012. Disponível em: http://www.jardimdasideias.com.br/arquivo/2012/1. Acesso em: 27 out. 2014.

VARELA, Noeli Klein. Leitura e escrita: temas para reflexão. Porto Alegre: Premier, 2004.

ZEN, Maria Isabel H. Dalla; XAVIER, Maria Luisa M. AlfabeLetrar: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Veröffentlicht

2014-12-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

SILVA, Maria Rejane da Silva e; CAETANO, Maria Raquel. O processo mágico de apropriação do sistema de escrita: da garatuja à escrita alfabética. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 48–56, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.45. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/38. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

121-130 von 259

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.