As bases neuropsicológicas da emoção
um diálogo acerca da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.41Schlagwörter:
Emoção, Cognição, Neurociências, Amígdala, AprendizagemAbstract
O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de diferentes situações que envolvem a aprendizagem, sendo essa uma temática recorrente de debates na área da educação. Entretanto, muitos educadores têm revisto sua prática devido à não aprendizagem dos alunos. Por estar diretamente envolvida com o processamento das informações, a emoção pode ser ou não um fator que influencia positivamente. A neurociência nos últimos tempos tem ajudado a compreender como o cérebro funciona, mostrando as possibilidades do cérebro se modificar conforme sua relação com o ambiente, a diversidade, os estímulos que o meio pode gerar ao longo da vida, de como os estímulos emocionais podem afetar a aprendizagem, contribuindo para um trabalho preventivo em sala de aula. Assim, o objetivo foi investigar de que forma os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem, a fim de oferecer subsídio teórico que contribua com os profissionais de educação. Optou-se por um estudo teórico de cunho bibliográfico, tendo como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência.
Downloads
Literaturhinweise
BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRANDÃO, Marcus Lira. As bases biológicas do comportamento: introdução à neurociência. São Paulo: EPU, 2004.
CAMMAROTA, Martín; BEVILAQUA, Lia R. M.; IZQUIERDO, Iván. Aprendizado e memória. In: LENT, Roberto (coord.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 241-252
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociência e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 537-550, nov.2010/fev.2011.
COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, Jaderson. Como pode a neurociência ajudar o professor? Educação em revista. Porto Alegre, p. 38-41, ago.2013.
DAMÁSIO, Antônio R. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DICIONÁRIOWEB. Desenvolvimento. Disponível em: http://www.dicionarioweb.com.br/desenvolvimento/. Acesso em: 15 ago. 2013.
EYSENCK, Michael W.; KEANE, Mark T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todd F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B; MANGUN George R. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GIRON, P. R.; ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Influence of aversive visual stimulation on attention, working memory and anxiety of universitary students. Psychology and Neuroscience, v. 3, n. 1, p.109-115, 2010.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LE DOUX, Joseph. O cérebro emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.
LIMA, Elvira Souza. Neurociência e aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, 2007.
MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
RATEY, John J. O cérebro: um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
RIESGO, Rudimar dos Santos; ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SOUZA, Ricardo de Oliveira et al. Cognição e funções executivas. In: LENT, Roberto (coord.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 287-302.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.