A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira

uma proposta de formação para professores

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/cmp4j562

Schlagwörter:

Educação financeira, Educação matemática crítica, Formação de professores, Cenários para investigação

Abstract

A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Cleidson Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (2009). Especialista em Gestão e Administração Pública pelo Centro Universitário - UNIFAEL (2022).

  • Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura e Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos grupos de pesquisa: "Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação" (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e Grupo Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat- PUC-SP. Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP); em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (atual Escola de Engenharia de Lorena - USP); Licenciada em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP). Atuou como professora de Matemática e Física na Educação Básica e em cargos de gestão escolar na Secretaria de Estado e Educação de São Paulo e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté.

Literaturhinweise

ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

BAGÉ. Lei Municipal nº 5.768, de 13 junho de 2017. Dispõe sobre a inclusão de atividades e conteúdos relativos à educação financeira no plano curricular das Escolas de Ensino Fundamental Pública Municipal. Bagé, RS, 2017. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rs/b/bage/lei-ordinaria/2017/577/5768/lei-ordinaria-n-5768-2017-dispoe-sobre-a-inclusao-de-atividades-e-conteudos-relativos-a-educacao-financeira-no-plano-curricular-das. Acesso em: 21 maio 2023.

BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia

Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras

providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm. Acesso em: 21 maio 2023.

COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF). Educação financeira nas escolas: ensino fundamental: livro do professor. Brasília, DF, 2014.

DULCIO. Charge: Trabalho escravo no Brasil. Entre Notícias, Aracaju, 28 out. 2017. Disponível em: https://entrenoticias.com.br/charge-trabalho-escravo-no-brasil/. Acesso em: 08 dez. 2023.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, RJ, v. 4, n. 1, p. 2-17, abr. 2011. DOI: 10.22409/resa2011.v4i1.a21094. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21094. Acesso em: 08 dez. 2023.

ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-(OCDE). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OCDE, 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 06 ago. 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, SP, v. 13, n.14, p. 66-91, dez. 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635. Acesso em: 21 nov. 2023.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). [E-book Kindle].

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Veröffentlicht

2024-07-03

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

SANTOS, Cleidson Ferreira dos; JUNQUEIRA, Sonia Maria da Silva. A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 95–106, 2024. DOI: 10.55602/cmp4j562. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

11-20 von 288

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.