Sequência didática sobre planejamento financeiro para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental nos Anos Finais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.289%20

Schlagwörter:

Educação Financeira, Sequência Didática, Planejamento Financeiro

Abstract

Embora vivamos em uma era dominada pelo sistema econômico capitalista, pouco se discute sobre a necessidade de as pessoas adquirirem conhecimentos financeiros básicos para prosperar nesse contexto. É cada vez mais comum que os jovens tenham um contato precoce com o universo financeiro, seja por meio de compras, aplicativos de pagamento ou investimentos. Nesse contexto, o presente estudo propõe uma sequência didática direcionada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, focada no tema do Planejamento Financeiro e utilizando reportagens atuais como ponto de partida para introduzir conceitos de Educação Financeira. Para fundamentar essa proposta, foram conduzidas pesquisas exploratórias e bibliográficas, visando compreender os fundamentos teóricos da Educação Financeira e da sequência didática necessária para sua implementação. Essas pesquisas forneceram subsídios para a elaboração de uma sequência didática abrangente, que engloba atividades de análise de reportagens, discussões em grupo, pesquisa e apresentação de resultados. Em uma pesquisa futura, pretende-se aplicar essa proposta didática em sala de aula e analisar os resultados obtidos. O objetivo é aprimorar o ensino da Educação Financeira, identificando abordagens e estratégias mais eficazes na promoção do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes em relação às questões financeiras. Acredita-se que, por meio dessa abordagem contextualizada e crítica, os estudantes serão capacitados não apenas a enfrentar os desafios econômicos presentes, mas também a compreender o impacto das decisões financeiras em suas vidas e na sociedade.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

    Graduado em Licenciatura em Matemática. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas

  • Maria Isabel Menezes Rolleri, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Licenciatura em Matemática. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

  • Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Literaturhinweise

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO (ABCOMM). Crise do coronavírus leva consumidores a comprarem pela Internet. [S.l.], 15 abr. 2020. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/crise-do-coronavirus-leva-consumidores-a-comprarem-pela-internet/. Acesso em: 01 jul. 2023.

ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, CE, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013. DOI: 10.22168/2237-6321.3.3.1.322-334. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148. Acesso em: 01 jul. 2023.

ARGÔLO, Patrícia Santana de. Educação financeira na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino da matemática no ensino médio. 2018. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/2dbd6f4e-1e32-4f02-b56c-95043abc8321/content. Acesso em: 01 jul. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernad. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard: DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108

FERREIRA, Juliana Cezario. A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-17, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/33268. Acesso em: 01 jul. 2023.

GALLERY, Natalie et al. Financial litera-cy and pension investment deci-sions. Financial Accountability & Man-agement, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 286-307, 2011. DOI: 10.1111/j.1468-0408.2011.00526.x.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Addison Wesley, 2004.

HAMBÚRGUER lidera vendas no delivery; consumo excessivo vira ameaça à saúde. JR 24 horas, São Paulo, 03 jul. 2023. Disponível em: https://noticias.r7.com/jr-na-tv/videos/hamburguer-lidera-vendas-no-delivery-consumo-excessivo-vira-ameaca-a-saude-03062023. Acesso em: 27 dez. 2023.

HILL, N. Quem pensa enriquece. São Paulo: Fundamento Educacional, 2009.

LELIS, Michelle Gomes. Educação financeira e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Centro de Produções Técnicas, 2006.

MARIANI, Manuella. Compulsão por compras: 'Parece uma forma de compensação', diz empresária que admite consumo além do necessário por prazer. G1 Paraná RPC, Curitiba, 23 mar. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/03/23/compulsao-por-compras-parece-uma-forma-de-compensacao-diz-empresaria-que-admite-consumo-alem-do-necessario-por-prazer.ghtml. Acesso em: 27 dez. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

MODERNELL, Álvaro. Educação Financeira. Ucho.Info, 2011. Disponível em: https://ucho.info/2011/09/08/afinal-o-que-e-educacao-financeira/. Acesso em: 5 set. 2023.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (OCDE). PISA 2018 Results (volume IV): are students smart about money? Paris: PISA, OECD Publishing, 2020. Disponí-vel em: https://www.oecd-ilibrary.org/deliver/48ebd1ba-en.pdf?itemId=/content/publication/48ebd1ba-en&mimeType=pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (OCDE). Recommendation on princi-ples and good practices for financial education and awareness. Paris: Direc-torade for Financial and Enterprice Af-fairs, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso 10 jun. 2023.

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Poro Alegre: Artmed, 2009.

ROCHA, Ricardo Humberto. Educação Financeira em pauta. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.hsm.com.br/artigos/educacao-financeira-em-pauta. Acesso em: 20 set. 2023.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como educar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Veröffentlicht

2024-02-26

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

SOARES, Guilherme Araújo; ROLLERI, Maria Isabel Menezes; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Sequência didática sobre planejamento financeiro para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 2, p. 33–44, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v11i2.289 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/289. Acesso em: 25 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

231-240 von 257

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.