A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação

uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autor/innen

  • Aline Silveira de Lima Schnorr Universidade Feevale
  • Janaina Regra Universidade Feevale
  • Janaina Cardoso Universidade Feevale
  • Paula Borher Feevale

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.286%20

Schlagwörter:

Formação de professores, Práticas pedagógicas, Educação Infantil, Anos Iniciais, Aplicação

Abstract

O artigo busca traçar um panorama da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental proposta pela Universidade Feevale, situada em Novo Hamburgo, no sul do Brasil, e sua Escola de Aplicação. A pesquisa trata-se de uma análise feita por professores atuantes nos âmbitos envolvidos - curso de Pedagogia, a Coordenação Pedagógica e corpo docente da Escola de Aplicação - no ano de 2023, trazendo dados sobre como acontecem as práticas pedagógicas dos professores em formação do curso de Pedagogia, no que diz respeito à quantidade de horas e do processo em si, e fazendo um breve paralelo com a formação de professores praticada na Finlândia. Verificou-se que, apesar de a Universidade Feevale ter uma Escola de Aplicação à disposição para os estudantes de Pedagogia, não há vínculo direto entre elas. Por outro lado, percebe-se potencial e possibilidades para que ambas se qualifiquem. Conclui-se que há necessidade de um esforço conjunto da Escola de Aplicação e da Universidade, visto que pertencem a mesma instituição de ensino, para qualificar e ampliar as discussões, desde a grade curricular até as teorias e as práticas aplicadas em ambos os espaços.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Aline Silveira de Lima Schnorr, Universidade Feevale

    Graduada em Pedagogia pela UNISINOS (2003), especialista em Trabalho, Identidade e Formação Docente pela ULBRA (2004), especialista em Mentored Teacher Education pela Tampere University da Finlândia (2023), mestre em Educação pela UFRGS (2011); é professora das Etapas Iniciais do Ensino Fundamental na Escola de Aplicação Feevale desde 2015

  • Janaina Regra, Universidade Feevale

    Mestre em Indústria Criativa (2021), graduada em Pedagogia (2008) e com Especialização em Psicopedagogia (2014) e Especialização em Gestão Empresarial (2010), ambas pela Universidade Feevale. Está cursando Especialização em Fundamentos da Formação de Professores com MENTORING (2021/2023), pela Universidade Feevale, parceria com a Tampere University e Especialização em Terapia Familiar Sistêmica (2021/2023), pela Faculdade adventista da Amazônia, ambos cursos em nível de Pós-Graduação. Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica na Escola de Aplicação da Feevale, desde 2014. Tem experiência em Coordenação Pedagógica e Administrativa, tanto no nível de escola, quanto de universidade, além de atuação como Orientação Educacional para os ensinos médio e fundamental. Participa de comissões de projetos e encaminhamentos de propostas que são direcionados a educação, como seminários, eventos de médio e pequeno porte (internos e externos), foi Conselheira de Educação no município de Novo Hamburgo, por mais de uma gestão. É integrante no projeto Modelo replicável de ensino baseado em projetos e uso dos 4P's da Aprendizagem Criativa (Mrep-4P), submetido ao Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021; Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica, PROEDU.

  • Janaina Cardoso, Universidade Feevale

    Graduada em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas - Universidade Feevale (1999). Pós Graduação em Gestão Educacional Faccat (2001) Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social(2015) Mentored Teacher Education Tampere University (2023). Possui experiência na área da Educação, tanto na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Magistério. Atua como docente no curso de Pedagogia da Universidade Feevale desde o ano de 2002 até o presente momento e também atuante como Diretora Educacional na Prefeitura Municipal de Morro Reuter. Coordenadora e docente dos Cursos de Formação de Trânsito na Universidade Feevale desde 2007 Participante de Projetos de pesquisa e extensão universitária. Já atuou como pesquisadora e colaboradora no projeto Aprendizagem com Mobilidade na análise do impacto do uso das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em crianças e adolescentes com necessidade de tratamento oncológico; Líder do Projeto de Extensão: Educação e Saúde Emocional no espaço escolar: uma perspectiva interdisciplinar; Colaboradora e representante do curso de Pedagogia no Projeto Saúde e Educação Nutricional na Escola. Colaboradora e representante do curso de Pedagogia no Projeto PRINCE- Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar da Universidade Feevale. 

  • Paula Borher, Feevale

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) com período sanduíche na University Health Network, Toronto, Canadá. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pelo Instituto ânima Educação (2020). Atualmente é Coordenadora do curso de Odontologia da FEEVALE e Patologista Bucal do Grupo Diagnose Patologia e Citologia.

Literaturhinweise

ABRANCHES, Sérgio. A era do imprevisto: a grande transição do século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. (Revogada pela Lei nº 9.394, de 20.12.1996). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 23 abr. 2023.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FEEVALE. Projeto Político-Pedagógico da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. Novo Hamburgo, 2022.

FINLAND. Ministry of Education and Culture. A educação na Finlândia: educação finlandesa em poucas palavras. Helsinki: CIMO, 2016. Disponível em: https://www.oph.fi/sites/default/files/documents/151279_education_in_finland_portuguese_2013.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.

PORTILHO, Evelise Maria L.; ALMEIDA, Siderly do Carmo D. Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 469-488, jul. 2008. DOI: 10.1590/S0104-40362008000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QJbqsvvdJZv7T3HNcFCr8fF#. Acesso em: 23 abr. 2023.

REGRA, Janaína. Estudo de Caso da Escola de Aplicação Feevale: seus pilares pedagógicos e sua relação com a educação na Finlândia. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Indústria Criativa) - Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2021. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000032/000032e3.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

SCHNORR, Aline Silveira de Lima. Aprendendo a ser aprendente: novos modos de ser aluno na contemporaneidade. 2011, Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/56398. Acesso em: 14 mar. 2023.

SOININEN, Marjaana; MERISUO-STORM, Tuula; KORHONEN, Riitta. What kind of competence teachers need in the year 2020? Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, España, v. 17, n. 3, p. 111-122, Sep./Dic. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/567/56729527007.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

UNIVERSIDADE FEEVALE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Novo Hamburgo, 2019.

Veröffentlicht

2024-02-26

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

SCHNORR, Aline Silveira de Lima; REGRA, Janaina; CARDOSO, Janaina; BORHER, Paula. A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação: uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 2, p. 21–32, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v11i2.286 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/286. Acesso em: 19 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 286

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.