O livro didático e sua (sub) utilização

possibilidades em tempos de pandemia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.246

Schlagwörter:

Livro didático, Recurso didático, Pandemia, Covid-19

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do Livro Didático (LD) enquanto recurso didático, e como é utilizado pelos professores e alunos em suas atividades pedagógicas, de forma especial, durante a Pandemia da COVID 19. Integra as discussões do Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a utilização do livro didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios localizados na Região da Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Região das Hortênsias. O livro didático constitui-se como um dos recursos didáticos de apoio para a prática pedagógica mais utilizados na educação pública do Brasil (OLIVEIRA, 2014), e tem sua distribuição garantida pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A partir dos dados coletados, é possível apontar que é utilizado como recurso pedagógico para o planejamento das aulas e como apoio aos alunos. Durante a pandemia, foi utilizado por 73% dos entrevistados, especialmente para apoio à leitura e atividades para os alunos, bem como um descanso do uso excessivo de recursos tecnológicos.

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Autor/innen-Biografien

  • Jéssica Vieira Martins, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação

  • Delci Heinle Klein, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia e Educação Matemática. Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2020-12-31

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Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

MARTINS, Jéssica Vieira; KLEIN, Delci Heinle. O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 110–116, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.246. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186. Acesso em: 25 nov. 2024.

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