Vilão ou mocinho

as representações midiáticas na educação infantil

Autor/innen

  • Bruna Thailine Borges da Silva
  • Delci Knebelkamp Arnold

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.143

Schlagwörter:

Infância, Mídias, Comportamento, Psicologia infantil, Educação infantil

Abstract

O presente artigo visa compreender por que as mídias estão contribuindo para que as crianças representem comportamentos baseados em realidades, visto que a infância é uma fase em que a criança está aprendendo a construir significados a partir de suas vivências e experiências. Pretende-se analisar o motivo por que as crianças internalizam determinados acontecimentos presentes em filmes de ação, desenhos animados, programas televisivos, compreendendo o meio em que elas se relacionam. Também se deseja compreender e relacionar comportamentos midiáticos associados ao que a criança também vivencia em seu cotidiano.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Bruna Thailine Borges da Silva

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Ivoti. Pós-graduanda em Psicomotricidade e Educação Infantil pela Faculdade São Luis. Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campo Bom.

  • Delci Knebelkamp Arnold

    Licenciatura em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Literaturhinweise

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005.

FERRÉS, Joan. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JONES, Gerard. Brincando de fazer monstros: por que as crianças precisam de fantasia, videogames e violência de faz-de-conta. São Paulo: Conrad, 2004.

MORAN, José. As mídias na educação. Desafios na Comunicação Pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 162-166. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/midias_educ.pdf. Acesso em: 16 jun. 2017.

MOREIRA, Alberto da Silva. Cultura midiática e educação infantil. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 85, p. 1203-1235, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a06v2485.pdf. Acesso em: 01 jun. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000400006.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. Disponivel em: http://dependenciadeinternet.com.br/palfreycap01.pdf. Acesso em: 20 mar. 2016.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. De On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001). Tradução do artigo “Digital natives, digital immigrants”, cedida por Roberta de Moraes Jesus de Souza: professora, tradutora e mestranda em educação pela UCG, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Tecnologias do imaginário. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 23-32, dez. 2003. Disponível em: http://vaipav.xpg.uol.com.br/Material/HUMANIDADES/Texto%20Lucia%20Santaella.pdf. Acesso em: 12 nov. 14.

Veröffentlicht

2017-05-31

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

SILVA, Bruna Thailine Borges da; ARNOLD, Delci Knebelkamp. Vilão ou mocinho: as representações midiáticas na educação infantil. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 1, p. 57–64, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i1.143. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/118. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

111-120 von 263

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in