Memórias e o cotidiano da infância em colônias formadas por imigrantes italianos

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.120

Schlagwörter:

Infância, Memórias, Imigrantes italianos, Educação, Religião

Abstract

Este artigo propõe discutir algumas práticas cotidianas da infância em um grupo formado por imigrantes italianos usando principalmente as memórias dos descendentes de imigrantes. O grupo em estudo foi formado basicamente por famílias camponesas provenientes do norte da Itália que emigraram para o município de Campo Largo, no Paraná, no final do século XIX. Neste, a presença infantil era grande, e em muitos espaços as crianças se misturavam aos adultos. A escola não era o espaço exclusivo para as crianças e tampouco se constituía no único local de ensino e aprendizagem. A família, as associações mirins e a paróquia também eram importantes espaços de transmissão de saberes. Partimos do pressuposto de que, no grupo em estudo, a educação das gerações futuras tinha forte influência do discurso religioso que pregava a obediência, o respeito à hierarquia e resignação. Por outro lado, as memórias sobre a infância também possibilitam compreender a escola, a família e a comunidade como espaços carregados de sensibilidades, sentimentos e emoções.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Fábio Augusto Scarpim

    Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor do curso de História do Centro Universitário Campos de Andrade (Curitiba) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

Literaturhinweise

ARIÈS, Philippe. História social da família e da criança. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.

BALHANA, Altiva Pilatti. Famílias coloniais: fecundidade e descendência. Curitiba: A. Cavalcanti, 1977.

BOSI, Éclea. Memória de velhos: lembrança dos velhos. 16. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Entrevista com A. A. C. em 18/03/2013, (Campo Largo – PR).

Entrevista com A. M. em 16/04/2014, (Campo Largo – PR).

Entrevista com E. M. em 25/08/2014, (Campo Largo – PR).

Entrevista com J. S. em 30/07/2014, (Campo Largo – PR).

Entrevista com M. B. em 06/11/2012, (Campo Largo – PR).

Entrevista com P. C. em 30/09/2013, (Campo Largo – PR).

Entrevista com P. F. em 30/01/2014, (Curitiba – PR).

FEDALTO, Pedro. O centenário da colônia Antônio Rebouças. Curitiba, 1978.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GUARIZA, Nádia. Incorporação e (Re)criação nas margens: trajetórias femininas no catolicismo (1960-1980). Tese (Doutorado em História) – Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/18603/GUARIZA;jsessionid=E17BFACC7A7CB7C377FEADA73D9FEBA4?sequence=1. Acesso em: 02 dez. 2016.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MANACORDA, Mário. História da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992.

MASCHIO, Elaine Falcade. A escolarização dos imigrantes e seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias de Italianità e brasilità (1878-1930). Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2012. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2012/d2012_Elaine%20Catia%20Falcade%20Maschio.pdf. Acesso em: 02 dez. 2016.

MENDRAS, Henri. Sociedades camponesas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO. Álbum Fotográfico da Paróquia de São Sebastião (Rondinha, Campo Largo – Paraná).

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO. Livro tombo da Paróquia de São Sebastião (Rondinha, Campo Largo – Paraná), 1906-1970.

RÉMOND, René. La secolarizzazione: Religione e societànell’Europa contemporanea. Traduzione di Michele Sampaolo. Roma-Bari: Laterza, 2003.

SANGA, Glauco. Campane e Campanile. In: ISNENGHI, Mario. I luoghi della memoria: simboli e miti dell’Italia Unita. Bari: Laterza, 1996.

SCARPIM, Fábio Augusto. Bens simbólicos em laços de pertencimento: família, religiosidade e identidade étnica em um grupo de imigrantes italianos (Campo Largo-PR, 1878-1937). Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/23957/versao%20-%20final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 dez. 2016.

SEIDL, Ernest. A elite eclesiástica no Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3976/000406232.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 dez. 2016.

SPINELLI, Vincenzo; CASASANTA, Mario. Dizionario completo Hoepli Portoghese (Brasiliano). Milano: Editore Ulrico Hoepli Milano, 2010.

VERONESI, Ranieri. Le colonie italiane negli Stati Meridionali del Brasile (RS-SC-PR). Torino: Italica Gens, 1913.

Veröffentlicht

2016-12-31

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

SCARPIM, Fábio Augusto. Memórias e o cotidiano da infância em colônias formadas por imigrantes italianos. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 37–49, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.120. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/105. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

41-50 von 262

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.