Memórias de um percurso até a escola

aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.88

Palavras-chave:

Memória, História, Educação rural, Imigração alemã

Resumo

A partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos & abusos da história oral. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto, 1994.

BORNE, Dominique. Comunidade de memória e rigor crítico. In: BOUTIER, Jean; JULIÁ, Dominique (org.). Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998. p. 133-141.

BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade, 2002.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Preces, cânticos, louvores: um ritmo para a construção do calendário escolar. In: FERNANDES, Rogério; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). O tempo na escola. Porto: Profedições, 2008. p. 139-151.

DREHER, Martin Norberto. Protestantismos na América Meridional. In: ______. (org.). 500 anos de Brasil e Igreja na América Meridional. Porto Alegre: EST, 2002. p. 115-138.

ERRANTE, Antoniette. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da educação, ASPHE/Fa/UFPel, Pelotas, v. 4, n. 8, p. 141-174, set. 2000. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30143/0. Acesso em: 12 fev. 2014.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Arquitetura como programa: espaço- escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade: arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 19-47.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Tiempos y espacios para la escuela: ensayos históricos. Madrid, ES: Editorial Biblioteca Nueva, 2000.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória: reflexões metodológicas sobre história oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

KREUTZ, Lúcio. Migrações e culturas em diálogo. In: FELGUEIRAS, Margarida Louro; VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e autores, 2010. p. 49-74.

MÜLLER, Telmo Lauro. Colônia alemã, 160 anos de história. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 1984.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. 10. ed. São Paulo: Educ, 1993.

PENNA, Rejane. Avanços e perspectivas na utilização das fontes orais em historiografia recente. Práksis. Revista do ICHLA. Novo Hamburgo, v. 2, n. 3, p. 7-14, ago. 2005.

PESAVENTO, Sandra Jathay. História & história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RAMBO, Arthur Blásio. A Igreja dos imigrantes. In: DREHER, Martin Norberto (org.). 500 anos de Brasil e Igreja na América meridional. Porto Alegre: EST, 2002. p. 57-73.

RAMBO, Arthur Blásio. O professor comunitário. In: TAMBARA, Elomar; CORSETTI, Berenice (org.). Instituições formadoras de professores no Rio Grande do Sul. Pelotas: UFPel, 2008. p. 233-258. (Série, v. 1).

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul. Procergs. [2014?]. Disponível em: http://www1.seplag.rs.gov.br/atlas/conteudo.asp?cod_menu_filho=791&cod_menu=790&tipo_menu=APRESENTACAO&cod_conteudo=1328. Acesso em: 06 jan. 2014.

SOUZA, José Edimar de. As escolas isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952). 2015. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS.

SCHÜTZ, Liene Maria Martins. Os bairros de Novo Hamburgo. Novo Hamburgo, 2001.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes e tempo de aprendizagem no magistério. Educação e sociedade, Campinas, ano 23, v. 21, n.73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em: 02 ago. 2015.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: historia oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VIDAL, Diana Gonçalves. Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pensadores sociais e história da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 265-292.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, José Edimar de. Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952). Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 60–66, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.88. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

141-150 de 278

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.