Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Deizi Daiane Habitzreiter Prefeitura Municipal de Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.8

Palavras-chave:

Neurociências, Língua estrangeira, Métodos de ensino, Educação

Resumo

A neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos.

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Biografia do Autor

  • Deizi Daiane Habitzreiter, Prefeitura Municipal de Ivoti

    Licenciada em Português e Alemão (UNISINOS). Especialista em Aprendizagem na Língua Alemã (ISEI).

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Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HABITZREITER, Deizi Daiane. Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 34–41, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.8. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7. Acesso em: 23 dez. 2024.

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