Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.35

Palavras-chave:

Scratch, Atividade lúdica, Conteúdos curriculares, Educação

Resumo

Este estudo apresenta o resultado de experiências iniciais sobre a inserção do recurso Scratch na formação escolar de alunos do 1º ano do Ensino fundamental. A utilização deste recurso apontou uma necessidade inicial de aplicação de atividades prévias, visando à sensibilização e à retomada de conceitos, como a lateralidade, contagem numérica, resolução de problemas, sequência e localização espacial. Estas atividades foram organizadas com materiais concretos e situações lúdicas em sala de aula, visando estabelecer uma primeira relação entre as possibilidades do recurso e os conteúdos curriculares. Esta experiência trouxe resultados e reflexões importantes que são apontadas neste texto, como indicativo para a próxima etapa do projeto, que será a utilização em si do recurso Scratch no laboratório de informática.

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Biografia do Autor

  • Débora Carla Martins de O. Orenha

    Especialista em Psicopedagogia (IBPEX), Pedagoga (UNIARARAS) Professora do Colégio Martinus.

  • Michelle Mallassa

    Especialista em Necessidades Especiais com Ênfase em Inclusão (PUCPR), Pedagoga (FALEC). Professora do Colégio Martinus.

  • Sandra Aparecida Silva Pereira

    Especialista em Alfabetização e Letramento (PUCPR), Pedagoga (Faculdade Campos Salles – SP). Professora do Colégio Martinus

Referências

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Publicado

01-06-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PICHETH, Fabiane Maria; ORENHA, Débora Carla Martins de O.; MALLASSA, Michelle; CHUPIL, Priscila; PEREIRA, Sandra Aparecida Silva. Atividades lúdicas que visam ao preparo para o uso de recurso Scratch com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 84–92, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.35. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/28.. Acesso em: 25 jul. 2024.

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