Morin e Freire

um diálogo possível na educação

Autores

  • Nadir Teresinha Scholze
  • Martha Luciana Scholze

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.33

Palavras-chave:

Educação, Prática educativa, Pensamento complexo, Educação do futuro, Edgar Morin, Paulo Freire

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a educação, tendo como base a leitura e a análise de obras de dois grandes pensadores da educação: Edgar Morin e Paulo Freire. Buscaram-se em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de Morin, e “Pedagogia da autonomia”, de Freire, os subsídios necessários para a percepção dos pontos comuns que, no pensamento desses autores, pudessem ser convergentes para o desenvolvimento de uma visão transdisciplinar da educação. É um texto bibliográfico que visa contribuir com as reflexões docentes acerca da complexidade da educação na relação com o ensinar, o aprender e a preocupação pela formação do ser humano em sua totalidade. Apresentam-se as considerações iniciais, em seguida faz-se uma imersão nas obras mencionadas para compreendê-las e aproveitá-las em nossa trajetória profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, Gustavo de; CARVALHO, Edgard de Assis; ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos. Reforma da educação: o entendimento da complexidade pela busca do sujeito complexo. In: EBEC, 1, 2005, Curitiba. PUC/ PR, 2005. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/marciorayol.pdf. Acesso em: 20 abr. 2012.

STRECK, Danilo R. Educação para um novo contrato social. Petrópolis: Vozes, 2003.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHOLZE, Nadir Teresinha; SCHOLZE, Martha Luciana. Morin e Freire: um diálogo possível na educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 67–74, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.33. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/26. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

91-100 de 260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.