Formação continuada de professores

um caminho em construção

Autores

  • Daiane Rohr da Rosa
  • Doris Helena Schaun Gerber Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.16

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação, Metacognição

Resumo

No presente artigo, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede privada de ensino em 2011. O foco dessa pesquisa era entender se o jeito do professor aprender interferia no seu jeito de ensinar. Dentre as inúmeras contribuições advindas com a pesquisa selecionamos aquelas que de alguma forma se relacionavam com a formação continuada de professores. Destacamos que o grupo entrevistado não foi diretamente questionado sobre o que é formação continuada por acreditar que os professores já possuíam esse conhecimento. No entanto, surpreendeu-nos a real compreensão do que esse processo significa para eles. Verificamos que a maioria dos professores valoriza e investe na sua formação continuada, mas acredita que a formação mais importante é aquela que ocorre fora da escola, não considerando a formação que a escola oferece como relevante. Assim sendo, se desejamos que os professores valorizem os espaços de formação oportunizados pela e na escola, também nesse ambiente se deve refletir com os professores sobre a importância desse espaço de formação. Por isso, nesse processo, a escola pode contribuir ao estimular momentos de partilha entre professores sobre estudos/leituras realizados e ao desenvolver atividades metacognitivas em que os professores sejam desafiados a tomar consciência dos significados que eles próprios atribuem a seu processo de aprender.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRÉ, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68/especial, 1999.

GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf. Acesso em: 31 out. 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFCAR, 2002.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSA, Daiane Rohr da; GERBER, Doris Helena Schaun. Formação continuada de professores: um caminho em construção. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 77–79, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.16. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

121-130 de 260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)