Educação musical no Ensino Médio?!
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.72Palabras clave:
Educação musical, Docência, Trabalho em equipe, Música, EducaçãoResumen
O presente artigo retratará o trabalho de educação musical desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Walter Herrmann pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música do Instituto Superior de Ivoti, atuando como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Primeiramente, será feita uma breve explanação sobre o PIBID, partindo do ponto de vista dos bolsistas. Na sequência, apresentarse-á a metodologia utilizada pelos alunos bolsistas no decorrer das ações pedagógicas, que envolvem o planejamento, a prática e a avaliação. A reflexão e a consciência da importância desses fatores nos permitem organizar e ressignificar a nossa prática docente.
Descargas
Referencias
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: v. 6: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 05 jun. 2015.
CORREIA, Marcos Antonio. Música na educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, p. 83-87, 2003.
ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de Artes de uma universidade pública do norte do Paraná. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, SC, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
PACHECO, Claudia; BAÊ, Tutti. Canto: equilíbrio entre corpo e som: princípios da fisiologia vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2006.
SCHAFER, Muray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.