Star Trek e ensino de História

aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.197

Palabras clave:

História, Método de ensino, Ensino fundamental, Nazismo, Série de televisão, Star Trek

Resumen

Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da escola “X”, no ano letivo de 2018”. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Pacheco Freitas, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Licenciado e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Referencias

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ARQUITETURA da destruição. Direção de Peter Cohen. Suécia: Poj Filmproduktion AB, 1989. 1 DVD (119 min.), son., color.

COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980.

DER EWIGE JUDE (O Judeu Eterno). Direção: Fritz Hippler. Roteiro: Eberhard Taubert. Alemanha, 1940.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2006.

ELE está de volta. Direção de David Wendt. Alemanha: Mythos, 2015. (116 min.), son., color. Disponível em: https://www.netflix.com/title/80094357. Acesso em: 10 jan. 2019.

FRANCO, Aléxia Pádua. Ensino de História, televisão e pluralidade cultural. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacao-erealidade/article/view/55392. Acesso em: 11 jan. 2019.

FREITAS, Eduardo Pacheco. Star Trek e o comunismo. In: APENAS um Trekker. 2019. Disponível em: http://edootrekker.blogspot.com/2019/01/star-trek-e-o- comunismo.html. Acesso em: 11 jan. 2019.

HEINRICH, Michael. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra, volume 1: 1818-1841. São Paulo: Boitempo, 2018.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KLEIN-KRIEG (Guerra em Miniatura). [S.l.: s.n.],1938.

KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LOSURDO, Domenico. Guerra e revolução: o mundo um século após outubro de 1917. São Paulo: Boitempo, 2017.

LOSURDO, Domenico. O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer. São Paulo: Boitempo, 2018.

MARX, Karl. O capital. Livro III. V. V. Tomo 2. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.

PADRÕES de força (Temporada 2, ep. 21). Star Trek [Seriado]. Direção: Vincent McEveety. Roteiro: John Meredyth Lucas. EUA: Produtora Desilu, 1968. (50 min.), son., color. Disponível em: https://www.netf lix.com/watch/ 70178537. Acesso em: 09 jan. 2019.

RÜSEN, Jörn. Narrativa histórica: fundamentos, tipos, razão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; REZENDE, Estevão de. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis: Vozes, 2014.

SAADIA, Manu. Trekonomics. São Francisco, Califórnia: Piper Text Publishing Co., 2016.

SILVA JÚNIOR, Ailton Costa. A linguagem cinematográfi- ca como instrumento interpretativo da realidade social. Sinais, Vitória, n. 20, 2006/2. Disponível em: www.publicacoes.ufes.br/sinais/article/viewFile/13357/10324. Acesso em: 11 jan. 2019.

STAR Trek: primeiro contato. Direção de Jonathan Frakes. EUA: Paramount Pictures, 1996. (111 min.), son., color.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FREITAS, Eduardo Pacheco. Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 43–53, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.197. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

11-20 de 246

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.