Consciência fonológica e atividades metalinguísticas

a produção de conhecimento na alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.127

Palabras clave:

Aprendizagem, Leitura, Escrita, Consciência fonológica, PIBID, Educação

Resumen

Ao trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito.

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Biografía del autor/a

  • Cláucia Aline Wermeier

    Graduada em Pedagogia pelo ISEI.

  • Luciana Facchini, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Educação pela PUCRS e professora do ISEI.

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Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

WERMEIER, Cláucia Aline; FACCHINI, Luciana. Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 88–98, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.127. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110. Acesso em: 23 nov. 2024.

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