A formação e a vivência pastoral do coordenador pedagógico de escolas católicas de Canoas/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.12

Palabras clave:

Coordenação pedagógica, Pastoral, Educação

Resumen

Na proposta da “Escola em pastoral” nas escolas confessionais católicas, todas as pessoas são responsáveis pela evangelização na garantia da essência da proposta confessional, qual seja, fazer da dimensão pedagógica também um processo pastoral. Nessa responsabilidade de todos, qual a vivência e a formação pastoral do coordenador pedagógico? Essa questão se torna pertinente, uma vez que essa função é responsável por dinamizar o Projeto Político-Pedagógico junto aos demais educadores; e só é possível promover um processo pastoral quando conhece sua proposta. Nessa investigação foram entrevistadas coordenadoras pedagógicas de cinco escolas católicas do município de Canoas–RS. O fundamento pastoral está presente nos documentos e nos discursos. Porém os relatos e os projetos das instituições apresentam características diferenciadas. Essas experiências foram sistematizadas em sua diversidade e semelhanças, sendo possível indicar propostas para aperfeiçoar o processo pedagógico-pastoral na coordenação pedagógica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico ante o desafio de articular e mobilizar a equipe escolar para tecer o projeto pedagógico. In: BRUNO, Eliane B. G.; CRISTOV, Luiza H. da S. (org.). O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2009. p. 25-36.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda R. de; PLACCO, Vera Maria N. de S. (org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 41-60.

BALBINOT, Rodinei. Educação e espiritualidade. Xanxerê: News Print, 2010.

PROVÍNCIA LASSALISTA DE PORTO ALEGRE. Projeto educativo lassalista. 2. reimpressão. Porto Alegre: 2008.

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico, a questão da autoridade e da formação de valores. In: ALMEIDA, Laurinda R. de; PLACCO, Vera Maria N. de S. (org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 25-40.

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: ALMEIDA, Laurinda R. de; PLACCO, Vera Maria N. de S. (org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2010. p. 25-36.

VASCONCELLOS, Celso. Coordenação do trabalho pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

Publicado

2013-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

DEGRANDIS, Fernando. A formação e a vivência pastoral do coordenador pedagógico de escolas católicas de Canoas/RS. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 64–67, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.12. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/11. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 254

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.