As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.54Keywords:
PIBID, P´rática docente, Educação, Ciclo sequencialAbstract
O presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo.
Downloads
References
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: Ed. ARS Poética, 1994.
ARANHA, Sônia. Abolida a retenção nos primeiros três anos do ensino fundamental de 9 anos. Disponível em: http://blog.centrodestudos.com.br/abolida-a-retencao-nos-primeiros-tres-anos-do-ensino-fundamental-de-9-anos/. Acesso em: 15 set. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 15 set. 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 5. reimpr. São Paulo: Cortez, 1992.