A inserção da música no espaço escolar

PIBID – Ensino Médio

Authors

  • Leandro Freitas
  • Maico Carlos Fleck

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.52

Keywords:

Educação musical, Música, Docência, Educação

Abstract

O presente artigo foi desenvolvido como parte integrante da prática do ensino da música em escolas públicas. A abordagem consistiu na realização de entrevistas com alunos e professores buscando legitimar e estruturar a atuação dos professores de música. A análise de dados foi realizada a partir da organização das informações coletadas quanto à contextualização e à importância do trabalho de música em sala de aula. As atividades aqui relatadas foram desenvolvidas com alunos de cinco turmas do Ensino Médio na Escola Estadual Princesa Isabel, localizada na cidade de Estância Velha-RS. Os avanços percebidos no decorrer das aulas comprovaram de forma satisfatória a importância de ações voltadas à musicalização dentro do espaço escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BASTIAN, Hans G. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB Lei n. 9.394/ 96. Brasília: DF, MEC/ SEF, 1996.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Leis Ordinárias de 2008. Lei nº 11.769/ 2008. Altera a lei nº 9.394/ 96, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm. Acesso em: 10 out. 2014.

BRITO, T. A. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CIAVATTA, Lucas. O passo: música e educação. Rio de Janeiro, 1996.

FREIRE, Madalena. Educador educa dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LUCKESI, C. C. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. In: BORGES, Silva Abel. O diretor articulador do projeto da escola. São Paulo: FDE, 1992. (Série Ideias, 15).

MATEIRO, T.; ILARI, B. (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011.

PENNA, MAURA. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PIAGET. A noção de tempo na criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SAVIANI, Dermeval. A Educação Musical no Contexto da Relação entre Currículo e Sociedade. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, v. 5, n. 9, 2. sem. 2003.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2008.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Published

2014-12-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

FREITAS, Leandro; FLECK, Maico Carlos. A inserção da música no espaço escolar: PIBID – Ensino Médio. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 96–100, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.52. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/44. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

111-120 of 256

You may also start an advanced similarity search for this article.