Contribuição das neurociências para a alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.209Keywords:
Alfabetização, Neurociências, Educação, NeuroplasticidadeAbstract
Nos dias atuais, destaca-se a importância das neurociências para à educação sobretudo nos processos de ensino-aprendizagem da alfabetização. O presente trabalho surgiu da problemática: será que as neurociências podem contribuir para o aprendizado da alfabetização em crianças pré-escolares? Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, utilizaram textos relacionados com as neurociências, alfabetização e aprendizagem. Também foram usados artigos científicos de pesquisadores que já se interessaram pela temática em busca de uma boa qualidade na alfabetização. As conclusões apontam para a necessidade dos profissionais da educação se aprofundarem com os processos envolvidos na aquisição da alfabetização com bases cientificas para que o aprendizado seja significativo na vida acadêmica dos alunos.
Downloads
References
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bébi-bó-bu. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009.
COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si, 2000. Disponível em: http://files.neurocognitivo.webnode.pt/200000011-b5132b60c9/Antonio%20Damasio%20-%20O%20Mist%C3%A9rio%20da%20Consciencia.pdf. Acesso em: 09 jul. 2018.
GRANDO, Katlen Böhm. Pensando a alfabetização a partir de contribuições das neurociências. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, v. 1, n. 1, p. 25-29, jul./dez. 2013.
HARNACK, Gustav-Adolf von et al. Manual de pediatria. São Paulo: EPU/Springer, 1980.
JARDINI, Renata Savastano Ribeiro. Método das boquinhas: uma neuroeducação. Bauru: Boquinhas Aprendizagem, 2017.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; COLELLO, Silvia M. Gasparian; ARANTES, Valéria Amorin (org.). Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.
LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
MEDEIROS, Mário; BEZERRA, Edileuza de Lima. Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do Projeto Alfabetizador com Sucesso. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 242, p. 26-41, jan./abr. 2015.
OLIVEIRA, Ana Maria Roza de Oliveira Henriques de. As neurociências ao serviço da linguagem. Linguarum Arena. Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto, Porto, v. 4, p. 39-63, 2013.
PENA, Samira Cristina de Santana; PARANHOS, Mayra Louyse Rocha; PARANHOS, Márcia Cristina Rocha. Neurociência e a aprendizagem da leitura e da escrita – elementos essenciais na formação do professor: uma revisão. Revista Eventos, v. 8, n. 1, 2015.
REGO, Lúcia Lins Browne. Alfabetização e letramento: refletindo sobre as atuais controvérsias, 2007. Disponível em: http://alfaletra.pbworks.com/f/ALFABETIZA%C3%87%C3%83O+E+LETRAMENTO+L%C3%BAcia+L+do+Rego.pdf. Acesso em: 15 jun. 2018.
SEBRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 28, n. 87, p. 306-320, 2011.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.