Sujeitos do sucesso x sujeitos do fracasso

construções de um imaginário de realização pessoal na escola e na publicidade

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DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.90

Schlagwörter:

Análise do discurso, Realização pessoal, Psicologia, Sujeito

Abstract

Neste trabalho buscamos analisar discursivamente a realização pessoal na formação social capitalista, a partir da análise de um corpus de discursos de dois campos discursivos distintos, mas com igual dominância na sociedade: a escola e a publicidade. Esta reflexão visa também analisar a possível relação entre a construção de sujeito da publicidade e o sujeito aluno da escola pública, construído pela voz dos docentes. Para tal objetivo buscamos apoio na análise do discurso francesa, mobilizando noções como sujeito, ideologia e formação discursiva, pensadas a partir de Pêcheux (2009), Orlandi (2011; 2012) e Althusser (1996).

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Veröffentlicht

2015-12-31

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Zitationsvorschlag

NOBLE, Debbie Mello. Sujeitos do sucesso x sujeitos do fracasso: construções de um imaginário de realização pessoal na escola e na publicidade. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 77–84, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.90. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/82. Acesso em: 25 nov. 2024.

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