Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de biologia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i2.158

Schlagwörter:

Ciências, Biologia, Formação profissional, Alfabetização científica

Abstract

Esta pesquisa objetiva comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Marcela Ines Espinoza Rivas, Colégio Anchieta

    Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializada em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Professora do Colégio Anchieta. Porto Alegre – RS.

  • Maria Cecília de Chiara Moço, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutora em Botânica pela UFRGS

  • Heloisa Junqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS

Literaturhinweise

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Science for all Americans: a project 2061 report on literacy goals in science, mathematics, and technology. Washington, D.C.: American Association for the Advancement of Science, 1989.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Benchmarks for science literacy. New York: Oxford University Press, 1993.

CAMARGO, A. N. B. de; PILAR, F. D.; RIBEIRO, M. E. M.; FANTINEL, M.; RAMOS, M. G. Alfabetização Científica: A evolução ao longo da formação de Licenciandos Ingressantes, Concluintes e de Professores de Química. Momento – Diálogos em Educação, v. 20, n. 2, p. 19-29, 2011.

CARVALHO, A. M. P.; TINOCO, S. C. O Ensino de Ciências como “enculturação”. In: CATANI, D. B.; VICENTINI, P. P. (org.). Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006. p. 251-255.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

GRANDI, L.; MOTOKANE, M. Reflexões sobre as características de um trabalho de campo que estimule a argumentação e a enculturação científica dos alunos. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 8., 2009, Barcelona. p. 849-852.

HURD, P. de H. Science literacy: its meaning for American schools. Educational Leadership, v. 16, n. 1, p. 13-16, 1958.

LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v. 84, n.1, p. 71-94, 2000.

LAUGKSCH, R.C.; SPARGO, P. E. Construction of a paper-and-pencil Test of Basic Scientific Literacy based on selected literacy goals recommended by the American Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science, v. 5, n. 4, p. 331-359, 1996.

MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na formação de professores para o ensino de Física. In: ENCUENTRO DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 7., 2005, Barcelona. p. 03-21.

MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 112, n. 2, p. 29-48, 1983.

NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Um estudo sobre alfabetização científica com jovens catarinenses. Psicologia: Teoria e Prática, v. 8, n. 1, p. 95-117, 2006.

SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

Veröffentlicht

2017-12-31

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

RIVAS, Marcela Ines Espinoza; MOÇO, Maria Cecília de Chiara; JUNQUEIRA, Heloisa. Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de biologia. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 2, p. 58–65, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i2.158. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/129. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

121-129 von 129

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in