A história pela via literária em O Continente I, de Erico Verissimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.324

Palavras-chave:

Literatura gaúcha, ´Literatura, História, Erico Verissimo, O continente I

Resumo

O artigo analisa O Continente I, primeiro tomo da obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo, a partir do pressuposto de que a literatura pode contribuir com a história por apresentar a realidade sob um ângulo singular, mesclando dados factuais e ficção. Nessa perspectiva, coloca em foco a trajetória das personagens Ana Terra e Rodrigo Cambará, as quais revelam nuances do contexto da época, possibilitando ao leitor revisitar o passado e compreendê-lo a partir da malha ficcional. Assim, o texto pode ser compreendido como fonte privilegiada de acesso ao pretérito, promovendo uma leitura atualizada e reveladora do passado do território gaúcho, além de suscitar experiências catárticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ernani Mügge, Faculdade Instituto Ivoti

    Doutor em Letras (UFRGS), com pós-doutorado (PNPD-CAPES) em Cultura e Literatura (Universidade Feevale). Pesquisador e professor do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale) e do curso de Letras da Faculdade Instituto Ivoti.

  • Leandro Moreto da Rosa, Universidade Feevale

    Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Graduando em Letras - Português pela Universidade Feevale.

  • Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

    Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora em produtividade do CNPq. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale. 

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BARBOSA, Fidélis Dalcin. História do Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto Alegre: Edições Est, 1995.

BLAKE, William. The marriage of heaven and hell. New York: Dover Publications, 1994.

COSTA, Lígia Militz. A poética de Aristóteles: Mímese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 2006.

FRENCH, Steve. Ciência: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KÜHN, Fábio. Breve história do Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto Alegre: Leitura XXI, 2011.

MÜGGE, Ernani. A personagem de ficção. Novo Hamburgo: Feevale Digital, 2022.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Pensamento, 1972.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do contrato social [1762]; Ensaio sobre a origem das línguas. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SCHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. História e memórias da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p 34- 50.

VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento, parte I: O Continente 1; O Continente 2. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Downloads

Publicado

03-12-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

MÜGGE, Ernani; ROSA, Leandro Moreto da; SARAIVA, Juracy Assmann. A história pela via literária em O Continente I, de Erico Verissimo. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e324, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.324. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/324. Acesso em: 23 dez. 2024.