Literatura e performance

as cartas pedagógicas como incentivo a formação de leitores na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.309

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Infância, Performance, Cartas Pedagógicas

Resumo

A pesquisa propõe investigar a formação de leitores na Educação Infantil, destacando o papel da escola nesse processo. O objetivo principal é analisar experiências de produções literárias, especialmente dramatizações, em uma turma de Educação Infantil. O estudo se basea nas Cartas Pedagógicas Freireanas como ferramenta para favorecer a análise durante a literatura/performance. Autores como Abramovich, Zumthor e Freire fundamentam teoricamente a pesquisa. O estudo é conduzido em uma escola privada em Bagé/RS, envolvendo dezoito crianças e suas famílias. As Cartas Pedagógicas são utilizadas como instrumentos metodológicos para coleta de dados. A sistematização de experiências é adotada na análise dos resultados. As considerações parciais destacam a importância da leitura na educação infantil, enfatizando a leitura do mundo antes das palavras escritas e a necessidade de um ambiente favorável à leitura, promovendo a autonomia na escolha das obras pelos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina da Silva Rodrigues, UNIPAMPA

    Doutora em Educação, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino-Unipampa Campus Bagé. Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação -Unipampa Campus Jaguarão. Líder do GEPPAGE/CNPq-Grupo de Estudos e Pesquisa em Política, Avaliação e Gestão da Educação

  • Amanda Machado Mugica dos Santos, SESC

    Professora na Rede Mucipal de Educação de Bagé-RS. Professora no Sesquinho-Escola de Educação Infantil do SESC-Bagé-RS. Mestranda no Mestrado Acadêmico em Ensino-Unipampa-Campus Bagé

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BUSATTO, Cléo. Contar & encantar: pequenos segredos da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

DICKMANN, Ivanio. As dez características de uma carta pedagógica. In: PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. Chapecó: Livrologia, 2020. (Coleção Paulo Freire; 2). Disponível em: http://livrologia.com.br/anexos/1432/50003/livro-cartas-pedagogicas-pdf. Acesso: 03 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. (O Mundo, hoje, 22).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Professora sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

MONTEIRO, Edenar Souza; NASCIMENTO, Fabiana Flavia de Magalhães. Ludicidade e literatura: o despertar da formação de leitores na infância. Rev. Fac. Educ. (Univ. do Estado de Mato Grosso), v. 33, ano 18, n. 1, p. 53-69, jan./jun. 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.5369. Disponível: https://periodicos2.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4785. Acessado em: 27 maio 2023.

SENA, Amanda de Oliveira; HOLANDA, Maria Júlia B. de Holanda. Formação de leitores na Educação Infantil. Revista Filosofia Capital, Brasília, DF, v. 15, n. 22, p. 83-98, jan./dez. 2020. Disponível: http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/436/368. Acesso em: 22 maio 2023.

SISTO, Celso. Leitura e oralidade: contar histórias – da oficina à sinfonia. 1992

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2007.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

RODRIGUES, Ana Cristina da Silva; SANTOS, Amanda Machado Mugica dos. Literatura e performance: as cartas pedagógicas como incentivo a formação de leitores na infância. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e309, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.309. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/309. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.