Os Jetsons vão à escola

tecnologia e estratégias de intervenção da coordenação pedagógica na formação continuada de professores de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.31

Palavras-chave:

Aprendizagem, Adolescente, Coordenação pedagógica, Tecnologia e Educação, Educação

Resumo

Cada vez mais os adolescentes estão desconectados do sentido de tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Considerando que a função primordial da Coordenação Pedagógica é a gestão do pedagógico da escola, o objetivo proposto para o presente trabalho foi investigar e apresentar possibilidades de intervenção da Coordenação Pedagógica na formação continuada de professores para, através da utilização de recursos tecnológicos, buscar uma aprendizagem significativa dos adolescentes. A análise dos relatos de coordenadores pedagógicos e de professores permitiu constatar que existem diferentes concepções sobre o que é tecnologia e distintas formas de perceber a inserção dos recursos tecnológicos no contexto escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVAREZ, A. M. A.; LEMOS, I. C. Os neurobiomecanismos do aprender: a aplicação de novos conceitos no dia a dia escolar e terapêutico. Revista Psicopedagogia, São Paulo, n. 71, p. 181-190, 2006.

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trabalho Educação Saúde (Online), Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 537-550, nov. 2010.

CAVALCANTE, Meire. Adolescentes: entender a cabeça dessa turma é a chave para obter um bom aprendizado. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/adolescentes-entender-cabeca-431429.shtml. Acesso em: 31 jul. 2012.

CHAVES, Eduardo. Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem mediada pela tecnologia: conceituação básica. Revista Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, n. 7, p. 29-43, nov. 1999.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.

GEBRAN, Maurício Pessoa. Tecnologias educacionais. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Paulo: EdUFSCAR, 2003.

OLIVEIRA, A. M.; TOMAZETTI, E. M. Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no Ensino Médio. Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 181-200, abr./ jun. 2012.

PLACCO, V. M. S.; SILVA, S. H. S. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. da S. (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 25-32.

PONTES NETO, José Augusto da Silva. O aluno e a escola convencional: sobre a aprendizagem significativa na escola. In: MARTINS, E. J. S. et al. Diferentes faces da educação. São Paulo: Arte & Ciência Villipress, 2001.

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educação. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LAU FILHO, Waldy Luiz. Os Jetsons vão à escola: tecnologia e estratégias de intervenção da coordenação pedagógica na formação continuada de professores de adolescentes. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 48–58, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.31. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/24. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

121-130 de 266

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.