Implicações na escola da relação entre o individual e a diversidade, da solidariedade, autonomia e responsabilidade

Autores

  • Cássia Petry Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke
  • Maria Angélica Marques de Souza Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke
  • Nastia Ceci Menetzeber Aires Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke
  • Simone Weber Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.246%20

Palavras-chave:

Bom convívio, Valorização do conhecimento, Curadoria, Retomada

Resumo

Ainda é cedo para uma avaliação precisa sobre os impactos da pandemia da Covid -19 na escola, sobre como ela envolveu seus diferentes agentes (estudantes, professores, funcionários e famílias), mas é fato que o tempo de afastamento físico do ambiente escolar trouxe muitos reflexos na sala de aula e na vida dos diferentes membros da Comunidade Escolar. O ano de 2022 marcou a retomada das atividades presenciais de forma plena na escola, que já não é a mesma de antes da pandemia e que, agora, exige de suas lideranças o resgate de práticas do cotidiano escolar de comprovada eficácia, aliadas à criação contínua de possibilidades de aprimoramento e de reinvenção dos processos educativos, [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássia Petry, Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke

    Graduada bacharel em psicopedagogia pela FEEVALE (2011), especialista em Coordenação Pedagógica pelo ISEI (2017).

  • Maria Angélica Marques de Souza, Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke

    Graduada em Pedagogia pela Faccat (1998), especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faccat (2000).

  • Nastia Ceci Menetzeber Aires, Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke

    Graduada em Ciências Biológicas: Licenciatura Plena pela PUCRS (1990), Bacharelada em Ciências Biológicas pela PUCRS (1990), especialista em Coordenação Pedagógica e em Orientação Educacional pelo ISEI (2018).

  • Simone Weber, Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke

    Graduada em História: Licenciatura Plena pela Unisinos (1991), especialista em Gestão Escolar SETREM/EST (2005) e especialista em Gestão de Pessoas pela Unisinos (2021).

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

Referências

BRACKETT, Marc. Permissão para sentir. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. [E-book]

HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

HOMEM, Maria. Lupa da Alma: quarentena – revelação. São Paulo: Todavia, 2020. [E-book Kindle]

KABAT-ZINN, Jon. Atenção plena para iniciantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. [E-book]

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

PETRY, Cássia; SOUZA, Maria Angélica Marques de; AIRES, Nastia Ceci Menetzeber; WEBER, Simone; BOHN, Juliana Aparecida. Implicações na escola da relação entre o individual e a diversidade, da solidariedade, autonomia e responsabilidade. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 78–79, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.246 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/246. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>