Pedagogia de transformações, escola que luta pela libertação

Autores

  • Tatiele Dietrich

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.18

Palavras-chave:

Paulo Freire, Conscientização social, Educação, Teoria progressista da Educação

Resumo

O presente trabalho apresenta a Teoria Progressista, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões do seu desenvolvimento. Também veremos seus principais representantes, sua maior ênfase e algumas críticas referente a essa pedagogia. A Teoria Progressista defende que a escola pode ser um ambiente que busca a libertação dos oprimidos e a conscientização dos alunos para que esses se tornem seres humanos ativos dentro da sociedade. Veremos, ainda, que essa teoria é dividida em três partes: a Libertadora, onde se destaca Paulo Freire, autor muito importante para a educação, a Libertária e a Crítico-social dos conteúdos. A partir da pesquisa bibliográfica procuramos relacionar os referenciais teóricos com a nossa própria experiência como estudante e como professora na Educação Básica.

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Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIETRICH, Tatiele. Pedagogia de transformações, escola que luta pela libertação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 86–90, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.18. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/15. Acesso em: 30 dez. 2024.

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